domingo, 27 de maio de 2007

Ouça entrevistas do Tons do Brasil

Está disponível a entrevista com a produtora Lúcia Rodrigues e o quadro Spot Light por Beto Feitosa sobre Carlos Navas, acesse o site :

www.myspace.com/showtonsdobrasil

Músicas de destaque do programa

Músicas de destaque do programa Tons do Brasil no dia 26 de maio

Braseiro é o albúm de estréia de Roberta Sá


Cicatrizes (Miltinho e P.C. Pinheiro)

www.robertasa.com.br




CD O Chamado de Jorge Camargo
O Chamado

Shirley Espíndola entrevista Michel Leme

Michel Leme, guitarrista e compositor, nasceu em São Paulo em 1971, toca desde os oito anos de idade e atua profissionalmente desde 1990. Segue um breve resumo de suas atividades: - Cds lançados: "Umdoistrio" - Independente (2002). Projeto de Michel, Cuca Teixeira e Thiago do Espírito Santo; "Michel Leme - Quarteto" - Independente (2004).


Primeiro cd solo de Michel, com Rodrigo Braz na bateria, Sérgio Frigério no baixo e, o convidado especial, Walmir Gil no trompete e flugel horn; "Alex Buck & Michel Leme - Trocando Idéias" - Independente (2006). Trabalho em parceria com o baterista/compositor Alex Buck, com as participações de Raphael Ferreira no sax e Thiago Alves no baixo. -

Mais informações> Contato: michel@michelleme.com.br

Net:www.michelleme.com

www.myspace.com/michellemeguitarist


Quadro "Spot Light" por Beto Feitosa

Olá, Shirley, boa tarde ouvintes do Tons do Brasil!

Hoje vou trazer o cantor paulista Carlos Navas, figura afinadíssima e de personalidade marcante. Sua carreira e bem eclética, ele flerta com a vanguarda paulista, mas seu último disco foi com o repertório infantil de Vinicius de Moraes.

Agora Carlos Navas chega com disco novinho, todo em cima do repertório do grande cantor Mário Reis. Sambista fino e também marcante dos anos 30. Então Carlos Navas se debruça em um repertório fino com pérolas de Noel Rosa, lamartine Babo, Ismael Silva, Sinhô e outros bambas da época.

Eu escolhi mostrar para vocês a gravação de Joujoux Balangandans, que conta com a participação especialíssima de Tetê Espíndola, aqui bem contida e graciosa. Vamos ouvir.


Foi o dueto de Carlos Navas e Tetê Espíndola em Joujou Balangandans, de Lamartine Babo e Nilton Bastos. Por hora vamos ficando por aqui, me despedindo. Espero a visita de vocês em www.ziriguidum.com.
Um abraço grande e até sábado que vem!

Matéria sobre "Darwin" o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo por Carolina Fontebasso

“Darwin – descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo”
MASP expõe objetos e manuscritos da teoria da evolução das espécies
Há 148 anos, Charles Darwin via seu extenso estudo ser concluído. A humanidade, por sua vez, viu, a partir daí, uma revolução nos conceitos sobre a origem das espécies. Isso se deu porque Darwin revelou ao mundo que as espécies animais e vegetais se alteram e evoluem resultando em outros diferentes seres. Se a idéia parece distante e científica demais, os brasileiros têm, agora, a chance de acompanhar os conceitos de perto porque o Museu de Arte de São Paulo recebe a exposição “Darwin – descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo”. A mostra oferece ao público 400 artefatos entre objetos, manuscritos, livros raros, fósseis, plantas, animais vivos e empalhados que mostram as idéias e os caminhos percorridos por Darwin para a criação de sua teoria. E para que os visitantes se integrem ainda mais às idéias de Darwin, a exposição recria ambientes da época como, por exemplo, uma réplica do gabinete do cientista com mobília ao estilo do séc. XIX além de objetos pessoais, inclusive a famosa lupa, e manuscritos.
“Darwin” é a maior exposição já feita sobre o cientista e foi organizada pelo Museu Americano de História Natural de Nova York com curadoria do geólogo Niles Eldredge. A mostra já foi vista, nos Estados Unidos, por mais de 500 mil pessoas. No Brasil, a exposição ganhou corpo devido à diversidade de espécies dos trópicos. A seção dedicada aos animais vivos, por exemplo, conta com mais iguanas, jabutis, sapos e tartarugas aquáticas. A instalação de orquídeas também cresceu: em Nova York havia apenas 18 flores enquanto no Brasil estão expostas 60 sendo, muitas delas, exóticas. As orquídeas foram importantes na pesquisa de Darwin porque foi através delas que o cientista observou o processo de polinização e evolução das plantas.
Para o curador do Masp, Teixeira Coelho, a exposição é importante porque faz com que o Museu se volte não apenas para a arte, como, também, para a ciência.
A exposição “Darwin – descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo” está no hall central do subsolo do Masp em oito seções. Depois do Brasil, a exposição viaja para a Nova Zelândia, Japão e Espanha. Você pode conferir a mostra até o dia 15 de julho no Museu de Arte de São Paulo que fica na Avenida Paulista, 1578. Os horários de funcionamento são os seguintes: segunda-feira das 14h às 19h, terças e quintas das 9h às 22h e quartas, sextas, finais de semana e feriados das 9h às 19h. A entrada custa R$15,00 e os estudantes pagam R$7,00. Mais detalhes pelo site do Masp no endereço eletrônico
http://masp.uol.com.br ou pelo telefone 3251 5644.
Carolina Fontebasso para o Tons do Brasil.

Boletim "Aumenta o volume que lá vem História" do programa do dia 26 de maio pelo prof. Martinho Condini


33º - BOLETIM – 26/MAI/07 - Boa Tarde Shirley e Caros ouvintes!

Hoje falarei de um livro que pelo seu titulo da impressão de ser direcionado para os cristãos, mas é para as pessoas de todos os credos e religiões. Trata-se do livro OS EVANGELHOS 2007: REFLEXÕES ALÉM DAS RELIGIÕES, DA EDUC - EDITORA DA PUCSP, organizado por Eulálio Figueira e Paulo Mendes Pinto. Este trabalho nasceu do esforço de unir e ultrapassar as fronteiras geográficas de Portugal, Brasil e África, mas principalmente para unir e colocar em diálogo as fronteiras da territorialidade cultural e religiosa que tantas vezes tem sido posta como razão de discórdia e intolerância entre as humanidades. A intenção dos organizadores desse trabalho foi de reunir comentadores dos Evangelhos Dominicais cristãos com o objetivo de apresentar a mensagem dessa literatura lida e refletida por pessoas para as quais não é habitual produzir publicamente seus pareceres e interpretações. Os comentadores que participam do livro são profissionais de áreas diversificadas, de diferentes religiões e até sem religião, são brasileiros, portugueses e africanos. Este livro nos da a possibilidade de refletir sobre o homem, a sociedade e suas relações, além de plantar no leitor uma semente de esperança de que é possível os diferentes conviverem de maneira pacífica e harmoniosa, principalmente, se houver mais tolerância e respeito aos valores éticos e culturais entre as humanidades.

Aumenta o Volume que Lá Vem História!
Apoio cultural da Livraria Casa de Livros-Você vai querer mudar pra cá!
Endereço eletrônico
www.casadelivros.com.br
A Leitura faz a diferença, leiam!
Eu sou o Prof. Martinho Condini. Para o Tons do Brasil.

Shirley Espíndola entrevistou Lucina

Lucina falou sobre a sua carreira e novo CD "A música em mim".

www.lucina.com.br

Dinamar é a entrevistada da semana no Tons do Brasil por Shirley Espíndola

Shirley Espíndola entrevistou a musicista Dinamar Depret sobre o "4º Encontro de Corais" de Valinhos e Região.



Dinamar e Shirley Espíndola

Shirley Espíndola convidou Chico Gebram para o bate papo do "Café, Música e Cia"

O convidado especial de Shirley Espíndola do dia 19 de maio no quadro "Café, Música e Cia" foi Chico Gebram que falou sobre a sua atividade de colecionar garrafinhas de bebida em miniatura.
Conversou também sobre o auditório da Gebram Seguros para atividades da Cultura e no bate papo deixou sua mensagem aos jovens.

Boletim "O Toque" por marcelo Abud

Maior feira cultural de rua do Brasil realiza sua 20ª Edição.
O bairro da Vila Pompéia este ano será cenário da comemoração da 20ª Edição da Feira de Artes da Vila Pompéia. O evento, que surgiu entre uma roda de músicos e artistas no antigo bar Pourquois Pas, tornou-se o maior evento cultural do gênero em nosso país.

Para celebrar a data, os organizadores prometem uma programação especial. O evento ocupará 6 ruas do bairro, com 7 palcos, 3 parques infantis e 800 expositores. Pelos palcos principais, cerca de 200 grupos, do jazz ao rock, da MPB ao hip-hop, do instrumental ao eletrônico, se revezarão, das 9:00 às 19:00 do dia 20 de Maio, domingo. A Feira de Artes da Vila Pompéia faz parte do calendário oficial de eventos do Anhembi Eventos e Turismo da cidade de São Paulo (Lei 11.920 de 10 de novembro de 1995 – projeto de Lei nº578/95) e da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.

Destaque também para o lançamento de um CD, com uma coletânea dos principais músicos brasileiros que já passaram pela feira, como Chico César, Turma da Pompéia, Baque Bolado, entre outros. “A idéia é relembrarmos e homenagearmos pessoas especiais que passaram pela Feira de Artes da Pompéia e fizeram história. Mostrar também que não é apenas um dia de festa, mas sim, um evento com uma riqueza cultural importante pra cidade de São Paulo e seus moradores”, afirma Cleber Falcão, presidente do Centro Cultural Pompéia.

Além das atrações para todas as idades e gostos, Cleber destaca a importância da participação dos expositores: “Temos o maior cuidado ao selecionar os artesãos que expõe na Feira, para garantir uma qualidade e diversidade para o público que a freqüenta. Estamos mobilizando a vinda de artesãos do Sul, Sudeste e Nordeste”. Pelo 3º ano consecutivo, o Centro Cultural Pompéia, organizador do evento, manteve os preços para os expositores sem reajuste, agregando ao evento a característica de um importante pólo de negócios para expositores de moda, artesanato, fotografia, design e alimentação!

Os interessados em participar podem obter informações pelo telefone (11) 3875-2996 ou comparecer pessoalmente no Centro Cultural Pompéia, que fica na Rua Ministro Ferreira Alves, 305. Serviço: 20ª Feira de Artes da Vila Pompéia – Edição Especial20 de Maio – das 9:00 às 19:00Local: nas Ruas Caraíbas, Min. Ferreira Alves, Padre Chico, Tucuna, Xerentes e Maringá.
Marcelo Abud
www.pecasraras.com11 - 34835807 / 9238882

Quadro "Spot Light" por Beto Feitosa

Olá, Shirley, bom sábado a todos os ouvintes do Tons do Brasil.

Essa semana fui arrebatado pelo DVD da Zélia Duncan! O video caprichadissimo é o registro do show da turnê Pré pós tudo bossa band e marca um golaço na carreira de Zélia. Ela encontrou uma equação ótima e totalmente particular entre um disco conceitual e o pop radiofônico. Então a Zélia mistura tudo nesse disco e fez questão de levar o resultado pro palco. mais tropicalista impossível , não é?

O DVD é exatamente isso: o registro de um show fechadinho, bem dançante e cheio de informações musicais. Zélia deu um passo a frente na carreira e bancou sozinha esse projeto, acreditando na própria arte. Sua independência vem pelo selo que criou, o Duncan Discos, que ganha distribuição da Universal.

Então vamos ouvir a faixa título desse disco de Zélia Duncan. Pré pós tudo bossa band. Presta atenção que a mensagem dela esta toda nessa letra, uma ótima carta de apresentações.

Foi Zélia Duncan com Pré pós tudo bossa band. Quem quiser assistir a trechos do DVD tem lá em http://www.ziriguidum.com/, fico esperando a visita de vocês.

Um grande beijo e até semana que vem. Tchau!

"60º Festival de Cannes" por Carolina Fontebasso


60º Festival de Cannes
Maior premiação do cinema reúne astros consagrados e cineastas estreantes

Desde o último dia 16, quarta-feira, 23 mil produtores, publicitários e comerciantes se encontram no Palácio dos Festivais, na cidade francesa de Cannes, para comprar e vender filmes para as salas de cinema do mundo todo. Do lado de fora, astros do cinema, uns conhecidos, outros estreantes, desfilam seus glamurosos trajes na escadaria do palácio. Além deles, o mundo todo, de certa forma, volta o olhar para Cannes onde acontece a edição 60 do Festival Internacional de Cinema de Cannes, o mais importante prêmio do cinema reconhecido pela Federação Internacional de Associações de Produtores de Cinema.
Na edição deste ano, 22 filmes concorrem à Palma de Ouro. Entre eles, figuram cineastas reconhecidos como Quentin Tarantino que concorre com “Death Proof” e o cineasta de Hong Kong, Wong Kar Wai que abriu a competição com sua última produção “My Blueberry Nights” interpretado por Jude Law e a cantora Norah Jones que estréia como atriz. Mas, novos cineastas também marcam presença no evento uma vez que mais da metade dos diretores que concorrem à Palma estão no Festival pela primeira vez. Entre eles, a franco-iraniana Marjane Strapi, o francês Christophe Honoré e o alemão Fatih Akin. Cabe ao mexicano Carlos Reygadas representar, sozinho e pela segunda vez, o cinema latino-americano na mostra competitiva com “Luz Silenciosa”.
A união da experiência com o novo, aliás, é uma das características desta edição do Festival. Para o presidente do evento, Gilles Jacob, Cannes 2007 mistura a tradição com a modernidade, os grandes nomes com os jovens cineastas.
Fora da competição pela Palma de Ouro, o Brasil é representado por atores e diretores em outras seções do Festival. Entre eles está Walter Salles que participa das comemorações de 60 anos do Festival com um curta de 3 minutos sobre o tema “a experiência de ir ao cinema”. Além de Salles, outro destaque é o filme mudo “Limite” de Mário Peixoto que participa da seção “Cannes Classics” e da “World Cinema Foundation” criada por Martin Scorcese com o objetivo de arrecadar fundos para a restauração de filmes antigos.
O grupo de jurados que entrega os prêmios do Festival é composto por nove profissionais do cinema entre cineastas, atores, atrizes e escritores. O júri é presidido, este ano, pelo britânico Stephen Frears autor de “A Rainha”, “Ligações Perigosas” entre outros.
O Festival de Cannes prossegue até o dia 27 de maio quando acontece a entrega dos prêmios. Você pode acompanhar detalhes do Festival pelo site oficial do evento no endereço
http://www.festival-cannes.fr/.

Carolina Fontebasso para o Tons do Brasil.

"Aumenta o volume que lá vem História" pelo prof. Martinho Condini


32º - BOLETIM – 19/MAI/07 - Boa Tarde Shirley e Caros ouvintes!

“Grande parte da humanidade está faminta ou subnutrida. Tal fato constitui escândalo e sinal de extrema inumanidade, porque dispomos de todos os meios técnicos e políticos que nos permitem oferecer pelo menos três refeições diárias a todos os habitantes da Terra. Não o fazemos porque perdemos a sensibilidade para com nossos semelhantes, cujos gritos ao céu não ouvimos e cujas mãos suplicantes desdenhamos. Comer e beber juntos à mesma mesa – comensalidade – significa resgatar a nossa humanidade mínima, pois foi o ato comunitário de comer e beber juntos que nos construiu outrora e nos constitui ainda hoje como espécie humana. Não haverá paz no mundo enquanto houver estômagos vazios, falta de solidariedade e de compaixão para com os mais necessitados”. Estas palavras de Leonardo Boff estão no terceiro e último volume do livro VIRTUDES PARA UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL: COMER E BEBER JUNTOS E VIVER EM PAZ, EDITORA VOZES. Para Leonardo Boff o ser humano não é somente um ser da natureza regido unicamente pelo instinto: tendo fome, lança-se sobre uma porção de comida. Ele é, principalmente, um ser de cultura, que o leva a moderar o instinto e a ritualizar o ato de comer, geralmente à mesa, junto com outras pessoas. A passagem do animal ao humano se deu exatamente quando nossos antepassados antropóides começaram a comer juntos, expressão singular de nossa verdadeira humanidade. Devido à aceleração da vida moderna e à fragmentação de nosso tempo, nem sempre as famílias tem a oportunidade de comerem juntas. Mas recordamos sempre com saudades os momentos em que, nas festas familiares do Natal, de um aniversário ou de outra data importante nos reunimos todos ao redor da mesma mesa familiar. É um dos sonhos mais antigos da humanidade imaginar que todas as pessoas, habitantes da Casa Comum, a Terra, possam um dia sentar-se juntas à mesma mesa como uma grande família e celebrar a alegria de comerem e beberem juntas dos bons frutos da Terra e do seu trabalho. Seria a suprema felicidade e o início do Reino da Paz Perpétua. Neste livro Boff, aborda os empecilhos e os possíveis caminhos que poderão, pelo menos, nos aproximar desse sonho bem-aventurado.
Aumenta o Volume que Lá Vem História!
Apoio cultural da Livraria Casa de Livros-Você vai querer mudar pra cá!
Endereço eletrônico
http://www.casadelivros.com.br/
A Leitura faz a diferença, leiam!
Eu sou o Prof. Martinho Condini. Para o Tons do Brasil.