domingo, 27 de maio de 2007

Matéria sobre "Darwin" o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo por Carolina Fontebasso

“Darwin – descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo”
MASP expõe objetos e manuscritos da teoria da evolução das espécies
Há 148 anos, Charles Darwin via seu extenso estudo ser concluído. A humanidade, por sua vez, viu, a partir daí, uma revolução nos conceitos sobre a origem das espécies. Isso se deu porque Darwin revelou ao mundo que as espécies animais e vegetais se alteram e evoluem resultando em outros diferentes seres. Se a idéia parece distante e científica demais, os brasileiros têm, agora, a chance de acompanhar os conceitos de perto porque o Museu de Arte de São Paulo recebe a exposição “Darwin – descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo”. A mostra oferece ao público 400 artefatos entre objetos, manuscritos, livros raros, fósseis, plantas, animais vivos e empalhados que mostram as idéias e os caminhos percorridos por Darwin para a criação de sua teoria. E para que os visitantes se integrem ainda mais às idéias de Darwin, a exposição recria ambientes da época como, por exemplo, uma réplica do gabinete do cientista com mobília ao estilo do séc. XIX além de objetos pessoais, inclusive a famosa lupa, e manuscritos.
“Darwin” é a maior exposição já feita sobre o cientista e foi organizada pelo Museu Americano de História Natural de Nova York com curadoria do geólogo Niles Eldredge. A mostra já foi vista, nos Estados Unidos, por mais de 500 mil pessoas. No Brasil, a exposição ganhou corpo devido à diversidade de espécies dos trópicos. A seção dedicada aos animais vivos, por exemplo, conta com mais iguanas, jabutis, sapos e tartarugas aquáticas. A instalação de orquídeas também cresceu: em Nova York havia apenas 18 flores enquanto no Brasil estão expostas 60 sendo, muitas delas, exóticas. As orquídeas foram importantes na pesquisa de Darwin porque foi através delas que o cientista observou o processo de polinização e evolução das plantas.
Para o curador do Masp, Teixeira Coelho, a exposição é importante porque faz com que o Museu se volte não apenas para a arte, como, também, para a ciência.
A exposição “Darwin – descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo” está no hall central do subsolo do Masp em oito seções. Depois do Brasil, a exposição viaja para a Nova Zelândia, Japão e Espanha. Você pode conferir a mostra até o dia 15 de julho no Museu de Arte de São Paulo que fica na Avenida Paulista, 1578. Os horários de funcionamento são os seguintes: segunda-feira das 14h às 19h, terças e quintas das 9h às 22h e quartas, sextas, finais de semana e feriados das 9h às 19h. A entrada custa R$15,00 e os estudantes pagam R$7,00. Mais detalhes pelo site do Masp no endereço eletrônico
http://masp.uol.com.br ou pelo telefone 3251 5644.
Carolina Fontebasso para o Tons do Brasil.

Nenhum comentário: