quarta-feira, 1 de agosto de 2007

2º Festival de Cinema Latino Americano de 2007

A Flauta de Bartolo

La Flauta de Bartolo o La Invención de la Música
Paul Leduc
1997 México 28'
A Flauta de Bartolo leva o espectador por um mundo de cores e sons, onde não são necessárias palavras para compreender os passos da música através do tempo.

FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO 2007

A mostra de filmes foi até 29 de julho e homenageou o cineasta mexicano Paul Leduc. Realizador de “Reed: México Insurgente” (1973), produção indicada ao Oscar de filme estrangeiro, o mexicano Paul Leduc foi o grande homenageado na segunda edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que aconteceu de 23 a 29 de julho, com sessões gratuitas no Memorial da América Latina, Cinesesc e na Sala Cinemateca. Com presença confirmada no evento, Leduc exibiu ainda “Frida, Natureza Viva” (1986), obra premiada no festival de Berlim sobre a pintora mexicana Frida Khalo. Assim como em sua edição inaugural, o festival reuniu títulos contemporâneos, ao lado de destaques históricos da cinematografia latino-americana.
Na programação do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo estiveram ainda, “Nascido e Criado”, novo filme do argentino Pablo Trapero, inédito no Brasil; “Mariposa Negra”, do peruano Francisco Lombardi; “O mais bonito e meus melhores anos”, do boliviano Martin Boulocq; “A idade da peseta”, do cubano Pavel Giroud; “En el hoyo”, do mexicano Juan Carlos Rulfo (grande prêmio do júri da competição cinema mundial do Sundance Festival); O argentino “As mãos”, de Alejandro Doria; E os chilenos “Arcana”, de Cristóbal Vicente (documentário premiado em Lima, Barcelona, Santiago, Bruxelas, Munique, Lisboa e Havana) e “O rei de São Gregório”, de Alfonso Gazitúa;
O festival teve o objetivo de discutir a singularidade estética da cinematografia latino-americana e seu curador em 2007 foi o cineasta João Batista de Andrade.
O 2º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo foi uma realização do Memorial da América Latina, da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria do Ensino Superior, com apoio da Cinemateca Brasileira e do Sesc São Paulo.

MAIS INFORMAÇÕES: WWW.FESTLATINOSP.COM.BR
MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA - SALA 2 (733 LUGARES)
AV. AURO S. DE MOURA ANDRADE, 664 - BARRA FUNDA

Músicas de Destaque






Priscila Barreto - Candeia - Atilano Muradas

CD Este Sorriso


terça-feira, 31 de julho de 2007

Lançamento do livro "Voz e Canto" Fisiologia e Arquitetura

Dia 04 de setembro em Jundiaí lançamento do livro
"VOZ E CANTO"
pelas autoras
Aline Tafarelo Vargas e Shirley Espíndola
Participação especial do Dr. Luis Henrique Chechinato

Aguardem mais informações

"Spot Light" por Beto Feitosa


Olá, Shirley, olá ouvintes do Tons do Brasil!

Sabe esse tipo de artista que você já gosta de cara. Chega disco deles já abro um sorriso e tenho certeza de que vou gostar. Pois é, hoje quero falar de Alzira Espíndola, mais um talento dessa família. Alzira está de disco novo na praça, dessa vez apresentando uma parceria recente mas que já rendeu mais de 30 músicas com o poeta Arruda.Então desse primeiro lote eles selecionaram treze para esse CD que está sendo lançado pelo selo Duncan Discos. A parceria entre os dois funcionam como mágica. As letras de Arruda tem uns achados poéticos maravilhosos, que casam muito bem com a música nada convencional da Alzira Espíndola. O disco jorra criatividade dos dois.A hora difícil é de escolher uma música que sintetize esse trabalho. Eu fiquei com Ouvindo Lou Reed por um simples motivo: quando assisti um show da Alzira com esse repertório há uns meses foi a primeira que me pegou. Então vamos ouvir.

Espero que tenha pego vocês também. O jogo de palavras é inteligentíssimo. Bem vinda dupla.Gente, deixa eu aproveitar e fazer minha propaganda. Essa semana estou estreando um programinha de web TV em Ziriguidum. Tem a participação de uma cantora e radialista que vocês conhecem muito bem... então acessem www.ziriguidum.com e mandem suas críticas. Esse é um campo novo, território que a gente vai aprender.Um grande abraço e até semana que vem!

Boletim "O Toque" por Marcelo Abud

Ouça o boletim

Olá, por aqui Marcelo Abud com mais um toque da música independente do Brasil.

O Pato Fu está de volta. O nono trabalho da banda mineira já foi lançado em formato digital e pode ser baixado na Uol Megastore.

Mais uma vez o Pato Fu inova ao lançar primeiro as músicas para download e depois o CD, que tem previsão para chegar às lojas em agosto.

Daqui para o Futuro é o título do disco, que traz Fernanda Takai e companhia mais independentes do que nunca.

Como no trabalho anterior, a produção ficou por conta do guitarrista e compositor John Ulhoa.

Totalmente gravado e mixado no estúdio que John e Fernanda Takai mantêm em casa, o novo álbum demonstra o que é possível se fazer com a tecnologia. O grupo define a música que faz como orgânica. Tudo o que se ouve foi gravado pelos 5 integrantes da banda.

Nosso toque de hoje vai para a faixa que abre Daqui para o Futuro.

A definição de 30.000 PÉS é da própria banda. Eles dizem que é uma canção de estrada, só que de avião. Efeitos em um violão de 12 cordas na introdução traz um som novo para o Pato Fu. Para tornar a canção ainda mais original, a base instrumental mistura sons de caixinha de música, sintetizadores, bateria pesada e baixo potente. A voz de Fernanda Takai está limpa como de costume. Confira em primeira mão 30.000 PÉS, de Fernanda Takai e John Ulhoa.

30.000 PÉS
Você ouviu a faixa que abre o novo disco do Pato Fu, Daqui para o Futuro. Essa e as outras 12 canções do nono trabalho da banda mineira já estão disponíveis para download na loja virtual Uol Megastore. O clip de 30.000 PÉS, gravado e editado pelos próprios integrantes do Pato Fu, pode ser conferido no site
www.patofu.com.br.

Todas as informações sobre esse lançamento você confere nas notícias do
www.otoque.com.br

Confira esta e outras novidades no nosso site. Até a próxima quando eu volto com mais um toque da música independente do Brasil.


Boletim "Aumenta o volume que lá vem História" pelo prof. Martinho Condini


42º - BOLETIM – 28/JUL/07 - Boa Tarde Shirley e Caros ouvintes!

Um livro que registrava a relação dos devedores, conhecido também como “livro de fiados”, o ano é 1934, e registra nomes de surpreendentes e ilustres cidadãos acima de qualquer suspeita: Sérgio Buarque de Hollanda, Jorge Amado, José Lins do Rego, Gustavo Capanema. Eles eram fregueses de uma livraria que, entre as décadas de 30 e 50, foi o ponto de encontro dos grandes nomes da literatura brasileira: a Livraria José Olympio. Essa história dentre outras podem ser lidas no livro RUA DO OUVIDOR 110, UMA HISTÓRIA DA LIVRARIA JOSÉ OLYMPIO, de LUCILA SOARES, JOSÉ OLYMPIO EDITORA. Este livro é comemorativo dos 75 anos da Editora José Olimpyio. Situada na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, agitou o mercado editorial da época pela sua irreverência com as capas e ilustrações e a ousadia ao apostar em novos talentos. Sob a direção do sociólogo e escritor Gilberto Freyre, criou-se a coleção Documentos Brasileiros, cujo primeiro número foi RAÍZES DO BRASIL (1936), de Sérgio Buarque de Hollanda. Além da história da editora, Lucila Soares mostra como foi a trajetória do próprio dono da editora que tinha apenas o curso primário, e tornou-se um dos mais importantes editores brasileiros.


Aumenta o Volume que Lá Vem História!
Apoio cultural da Livraria Casa de Livros-Você vai querer mudar pra cá!
Endereço eletrônico
www.casadelivros.com.br
A Leitura faz a diferença, leiam!
Eu sou o Prof. Martinho Condini. Para o Tons do Brasil.