quarta-feira, 1 de agosto de 2007

2º Festival de Cinema Latino Americano de 2007

A Flauta de Bartolo

La Flauta de Bartolo o La Invención de la Música
Paul Leduc
1997 México 28'
A Flauta de Bartolo leva o espectador por um mundo de cores e sons, onde não são necessárias palavras para compreender os passos da música através do tempo.

FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO 2007

A mostra de filmes foi até 29 de julho e homenageou o cineasta mexicano Paul Leduc. Realizador de “Reed: México Insurgente” (1973), produção indicada ao Oscar de filme estrangeiro, o mexicano Paul Leduc foi o grande homenageado na segunda edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que aconteceu de 23 a 29 de julho, com sessões gratuitas no Memorial da América Latina, Cinesesc e na Sala Cinemateca. Com presença confirmada no evento, Leduc exibiu ainda “Frida, Natureza Viva” (1986), obra premiada no festival de Berlim sobre a pintora mexicana Frida Khalo. Assim como em sua edição inaugural, o festival reuniu títulos contemporâneos, ao lado de destaques históricos da cinematografia latino-americana.
Na programação do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo estiveram ainda, “Nascido e Criado”, novo filme do argentino Pablo Trapero, inédito no Brasil; “Mariposa Negra”, do peruano Francisco Lombardi; “O mais bonito e meus melhores anos”, do boliviano Martin Boulocq; “A idade da peseta”, do cubano Pavel Giroud; “En el hoyo”, do mexicano Juan Carlos Rulfo (grande prêmio do júri da competição cinema mundial do Sundance Festival); O argentino “As mãos”, de Alejandro Doria; E os chilenos “Arcana”, de Cristóbal Vicente (documentário premiado em Lima, Barcelona, Santiago, Bruxelas, Munique, Lisboa e Havana) e “O rei de São Gregório”, de Alfonso Gazitúa;
O festival teve o objetivo de discutir a singularidade estética da cinematografia latino-americana e seu curador em 2007 foi o cineasta João Batista de Andrade.
O 2º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo foi uma realização do Memorial da América Latina, da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria do Ensino Superior, com apoio da Cinemateca Brasileira e do Sesc São Paulo.

MAIS INFORMAÇÕES: WWW.FESTLATINOSP.COM.BR
MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA - SALA 2 (733 LUGARES)
AV. AURO S. DE MOURA ANDRADE, 664 - BARRA FUNDA

Nenhum comentário: