André Marques e a Vintena Brasileira fazem show nas comemorações pelo centenário do Teatro Polytheama em Jundiaí - SP

O projeto ainda incluiu a realização de workshop gratuito, às 15 horas no Teatro Polytheama, no mesmo dia do show, com o intuito de mostrar como se desenvolve o trabalho de André Marques com a Vintena Brasileira, para estudantes e professores de música. O workshop, com a participação de toda a orquestra, trata dos principais ritmos brasileiros, assim como suas linguagens de improvisação e como são trabalhados pela Vintena, que mostra exemplos tocando ao vivo. Os participantes também conhecerão um pouco do processo de criação dos arranjos e como essa mistura tão grande de elementos em uma só música pode soar naturalmente. Os próprios arranjos do repertório da Vintena são usados como exemplos durante o workshop.
Criada em 2003, quando o pianista André Marques teve a ideia de realizar uma oficina de ritmos brasileiros com músicos formados pelo Conservatório Musical de Tatuí (SP), a orquestra de música instrumental Vintena Brasileira, conta atualmente com 23 integrantes de diferentes cidades do interior e da capital paulista.
Adeptos da “Música Universal” (terminologia utilizada por Hermeto Pascoal para denominar a sua música, que conta com os mais variados ritmos, linguagens e instrumentos), a Vintena Brasileira apresentará uma série de composições inéditas de André Marques. Com ritmos variados como frevo, xote, coco e chacarera, o repertório estará no segundo CD da Vintena, “Labirinto”, que foi gravado no final de 2010 com a participação de Hermeto, com quem a orquestra já teve a oportunidade de dividir o palco em abril deste ano, em show no Sesc Vila Mariana/São Paulo. O grupo lançou o seu primeiro CD, “De Baque às Avessas”, em 2008. veja o site: http://www.vintenabrasileira.com/
Pianista desde os 11 anos, André Marques toca desde 1994 com Hermeto Pascoal e foi com ele que excursionou por todo o Brasil, Europa, EUA, Japão, África do Sul, México, Caribe, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai participando de grandes festivais. A sua atuação foi tão notável, que chegou a ser comentada em jornais como “The New York Times” (EUA) e “The Guardian” (Inglaterra).