domingo, 10 de março de 2013

Entrevista com o Cantor e Compositor Teroca

Shirley Espíndola entrevistou no programa Tons do Brasil do dia 09/março/2013, sábado, o cantor e compositor Teroca que lança seu segundo CD "Elos do Samba". Conheça o artista cujas informações colocamos abaixo:
Cantor e compositor Teroca une gerações em seu segundo CD ‘Elos do Samba’, que tem participação de Fabiana Cozza, Monarco, Dona Inah e Délcio Carvalho
O cantor e compositor Teroca é um dos maiores divulgadores do samba na região de Araraquara, cidade do interior de São Paulo, onde nasceu e vive até hoje. Mas seu mundo musical não se resume ao samba paulista e, em seu segundo CD, Elos do Samba (www.tratore.com.br), como o próprio nome prenuncia, une figuras de cidades e gerações distintas. Estão lá as cantoras paulistanas Fabiana Cozza, Dona Inah e Maria Marta e os celebres cariocas Monarco, Wilson Moreira e Délcio de Carvalho. Prova de que o samba na verdade não tem idade nem geografia definida.


Teroca fala sobre isso: “Foi maravilhoso contar com eles. Quando fiz o convite, a amizade já havia se concretizado por causa dos shows que promovi com alguns deles e pelo meu programa de rádio. Monarco é meu ‘professor’ de samba, foi quem me fez ver que a beleza de um samba pode estar numa quebrada melódica inesperada, por exemplo. Wilson é uma das pessoas mais puras que conheci e considero-o matriz única do samba com sua verve e Délcio Carvalho traz o lirismo que se associa a rica melodia. Ficaria horas descrevendo, pois tem ainda Dona Inah. Maria Martha e Fabiana Cozza, entre outros.”

Teroca é o apelido de paulista Marcelo Longo Vidal do tempo em que era jogador de futebol. Além de compositor é engenheiro civil e pós-graduado em Planejamento Turístico. Se ele usa isso em música? Não dizem que música também é matemática? No entanto, ele diz que, se usa, é inconsciente, pode até ter a matemática no meio, já que precisa combinar notas e acordes, mas a inspiração em que manda.

Apresentador do programa de rádio Do quintal ao Municipal, sobre o samba há 17 anos, em sua cidade natal, Teroca foi fundador e primeiro presidente do Clube do Samba de Araraquara, em 1996, numa iniciativa que reunia pessoas para troca de informações e empréstimo de CDs e LPs, alguns raros. Em 2003, lançou seu primeiro CD autoral, Com todo respeito, onde foi acompanhado pelo Quinteto em Branco e Preto, e teve produção de Magnu Souzá, integrante do grupo.


Em 2006 apresenta seu trabalho de conclusão de curso ao Senac São Paulo com o tema Samba- Um turista acidental, um cidadão ocidental, um produto turístico global. Um ano depois vence o Primeiro Festival de Samba Paulista, realizado no TUCA, com o samba de roda Bamboleio, interpretado por Dona Inah.
No repertório no CD, todo de sua autoria, Teroca mostra músicas como Filho de Ogã, Serenidade, Bamboleio, Gafieirando, São Bento da Banda, Padroeiro do Fuá e O Tempo e o Som.

Ouça aos sábados o Tons do Brasil na Rádio Difusora Jundiaí em novo horário, das 12h as 14hs. Entrevistas, músicas MPB e muito mais.