terça-feira, 25 de setembro de 2012

Diafanes no Souza Lima Music Hall

Fruto do cenário cultural paulistano, no qual convivem as mais variadas etnias, Diafanes alia à sua música sonoridades e instrumentos de diferentes origens como o koto (harpa tradicional japonesa), theremin (sintetizador russo utilizado inclusive na música erudita), lapsteel (guitarra havaina), snujs (címbalos árabes), derbake (tambor árabe), cuíca, triângulo, entre outros.
Durante seus 9 anos de existência lançou 2 álbuns e 1 EP, que foram distribuídos mundialmente pela A Universal. Além disso Diafanes fez três turnês pelos Estados Unidos e várias outras pelo Brasil, participou de diversos festivais, como o National Cherry Blossom Festival em Washington DC e o Concerto pela Paz em Porto Alegre, e é uma das bandas do Estado de São Paulo mais tocadas no Myspace.

No Brasil, a banda Diafanes já realizou várias apresentações em seus 8 anos de vida. Entre elas: show no Festival "Hoje o Rock Saiu" no Sesc Pompéia, apresentação no Fórum Social Mundial 2005, em Porto Alegre e no Alterna Rock Fest, em Lorena, além de apresentações em diversas casas de shows pelo Brasil.

No ano de 2006 foi uma das 20 finalistas, entre 2 mil bandas internacionais, na competição para participar do Lollapalooza Festival, em Chicago. A banda foi selecionada por Perry Farrel, que além que ser o vocalista da famosa banda Jane’s Addiction é também o fundador do Lollapalooza.

A primeira turnê internacional da banda foi em 2007, pelos EUA. O grupo fez 24 shows, passando por grandes metrópoles como Nova Iorque, Chicago, Boston, Detroit, Madison e Minneapolis. A banda recebeu muita atenção da mídia, com a publicação de diversas entrevistas e matérias, e tocou em casas por onde já passaram grandes nomes da música popular internacional. Em 2008 fez sua segunda turnê pelos EUA, com 7 shows, incluindo uma apresentação no famoso festival National Cherry Blossom Festival em Washington DC. Em fevereiro de 2009 a Revista Guitar Player lançou um novo vídeo da banda em estúdio produzindo a música “Out There”.

Seu segundo vídeo-clipe foi lançado em 2008, no Myspace Brasil com uma promoção com parceria do Seizi Tagima, Revista Guitar Player e do próprio Myspace, seguida de uma exposição na IQ Art Gallery em São Paulo com a arte do vídeo e álbum produzida por Lorena Hollander.

Em 2010, a banda tocou pela terceira vez em território americano com o apoio do Ministério da Cultura.

No outono de 2011, Diafanes realizou sua quarta turnê pelos Estados Unidos totalizando 22 shows, incluindo 4 showcases no SXSW em Austin - TX, 3 shows em Nova Iorque – NY e 1 apresentação no National Cherry Blossom Festival em Washington – DC, no principal palco do evento localizado em frente do monumento à Washington.
Leandro de César - baixo
Leo Baeta- bateria e percussão
Ciro Visconti - guitarra e theremin
Integrantes
Lorena Hollander - vocal, guitarra, koto e percussão