terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Yole Antiqueira é a entrevistada do Tons do Brasil e AFLAJ

Shirley Espíndola recebeu nos estúdios da Rádio Difusora Jundiaí as Acadêmicas Valquíria Malagoli, Yole Antiqueira M. Pereira e Renata Iacovino. A entrevistada da semana foi Yole Pereira.

Yole Antiqueira Mendes Pereira
Ocupa a Cadeira nº 29 da AFLAJ(Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí)

Após décadas e décadas estudando, desenhando, pintando, escrevendo, lecionando e demais... Colho agora os frutos que plantei e recordo algumas das principais atividades desenvolvidas, entre as quais, destaco os cursos: Magistério, Especialização Pré-primária, Literatura Brasileira, Lazer e Criatividade, Arqueologia, Arte Contemporânea, Estudos Euclidianos, Arte Teatral, Desenho, Pintura, História da Arte no Brasil, Iniciação em Música, Psicologia Dinâmica, Parapsicologia, Filosofia e Teosofia.

Yole A.M. Pereira e Shirley Espíndola


Ao fazer o curso de Parapsicologia com Frei Aresi, na Clínica Mens Sana, em São Paulo, fui convidada por ele para trabalhar em sua clínica, ao tomar conhecimento do trabalho que já desenvolvia desde 1980, e registrado na Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, no Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos, de Adrião Neto, Teresina-Piauí, e no livro Murmúrios de minha autoria, onde se pode ler:

“Desenvolve um trabalho intitulado Perfil Psicológico, onde a partir de um desenho relacionado à determinada pessoa, analisa-a interpretando seu “Estado de Consciência”. Trabalhou dessa maneira com médicos, psiquiatras, homeopatas, pessoas diversificadas e com grupo de meninos de rua da cidade de Campinas, residentes em uma Instituição, levando seus coordenadores a conhecerem detalhadamente suas atitudes e sentimentos não expressos. Faz um aprofundamento do estudo da paranormalidade e questionamento sobre a vida espiritual, adquirindo conhecimento que leva ao desenvolvimento da intuição, do equilíbrio e da harmonização.”.
Shirley, Yole, Renata Iacovino e Valquíria Malagoli



Como acadêmica, sou sócia fundadora das Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí (cad. nº 29), da qual fui Presidente (1980-1982) e Jundiaiense de Letras (cad. nº 8), na qual, entre outros cargos, ocupei o de Vice-presidente.
Professora, nascida em Guaratinguetá/SP. Resido em Jundiaí desde 1956 e, com muito orgulho, recebi o título de Cidadã Jundiaiense.

Na literatura escrevi os livros: Murmúrios, Meus Alunos, Minhas Escolas, Vivenciando Emoções, Nas Entrelinhas da Inspiração, O Sabor da Saudade, Fatos e Relatos, Pinturas e Desenhos que Revelam. Nas artes plásticas participei de exposições, salões de arte e fiz mostras individuais.

E apresentei a palestra, na cidade de Bariri/SP, a convite da Academia Baririense de Letras e Artes e Ponto de Cultura, no dia 16 de maio de 2011, no Espaço Cultural Mario Fava, intitulada “Pinturas e Desenhos que Revelam”, através do sistema data show.