terça-feira, 27 de setembro de 2011

Acontece esta semana no Conservatório Souza Lima


Vitor Cabral

Estudou bateria e percussão na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e com apenas 25 anos de idade, reune a experiência de já ter dividido o palco com grandes artistas da música brasileira dos mais diferentes gêneros:
Ed Motta, Maria Rita, Banda Black Rio, Tony Tornado, Sandra de Sá, Maria Gadu, Wilson Simoninha, NegraLi, Nina Becker, LadyZu, Cláudio Zoli, Paulo Miklos, Paulo Ricardo, Alzíra Espíndola, Giana Viscardi, Verônica Ferriani, Alissa Sanders (New York);
Hélio Delmiro, Roberto Sion, Nelson Ayres, Bocato, Filó Machado, Thiago Espírito Santo, Lito Robledo, Evaldo Soares,Tomati, Luis Cabrera (Cuba), Írio Jr., Pepe Cisneros (Cuba), Ricardo Louis Castellanos (Cuba), David Richards (New York), Rubem Farias, Carlinhos Noronha, Robinho Tavares, Mich Ruzitzha (Áustria), Djalma Lima, Zerró Santos, Mestre Carneiro (Tânia Maria), Tiago Costa, Paulinho Guitarra, Daniel Daibem, entre outros.
Atualmente integra a banda do multi-instrumentista e compositor Ed Motta e o grupo do trombonista Bocato, com quem já gravou um disco. Além disso, encabeça o projeto instrumental Deep Funk Session e é colunista da Brainstorm9#.

Serginho Machado - SP

Elba Ramalho / Gabriel Grossi / AfroElectro
Músico profissional desde seus 12 anos de idade, Serginho Machado já trabalhou com artistas como Ney Matogrosso, Dominguinhos, Toninho Horta, Laércio de Freitas, Proveta, Arismar do Espírito Santo, Toninho Ferragutti, Fábio Torres, Daniel Alcântara, Sandro Haick, Michel Leme, João Donato, Joyce, Mc Thaíde, Celso Machado, Tetsuo Sakurai, Danilo Moraes, Giana Viscardi, Heather Mcclell, Liv Moraes, Paula Santoro, Mariana Aydar, Bruna Caram, Zélia Duncan e Céu. A versatilidade é uma qualidade notável neste músico de apenas 26 anos.

Kiko Freitas - RS/RJ

Artista Solo / João Bosco / Nosso Trio
Kiko Freitas é um dos mais famosos e respeitados bateristas brasileiros. Já tocou com músicos como Michel Legrand, Frank Gambale, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Jeff Richmann, Jeff Andrews, Cliff Korman, Idriss Boudriua, Frank Solari, Renato Borghetti, Vítor Ramil, Michel Dorfman, Fábio Jr., Francis Hime, Vladyslav Sendecki, James Genus, dentre muitos outros. Em 1996 foi convidado pelo pianista americano David Goldblatt para ir a Los Angeles. Lá, Kiko teve contato com grandes músicos da cena jazzística americana como Dough Lunn, Vadeem Zilberstein, John Leftwich e teve oportunidade de aprofundar seus estudos com Dave Weckl. Em viagem a Cuba com o músico gaúcho Ernesto Fagundes, Kiko Freitas estudou ritmos afrocubanos com o grande percussionista Changuito. Ao lado de Nico Assumpção e Luiz Avellar, Kiko participou da tour do guitarrista Frank Gambale. Por indicação do próprio Nico, em 99 juntou-se à banda do grande compositor e instrumentista João Bosco, após ter feito a tour do grande pianista e maestro Michel Legrand, também com Nico.

Shirley Espíndola entrevista Luiz Millan no Tons do Brasil

Shirley Espíndola entrevistou Luiz Millan que lança seu primeiro CD "Entre Nuvens"
“Trabalho sofisticado, sem concessões ao vulgar, mas de beleza fácil de admirar” – Estado de Minas
“Letras criativas e melodias agradáveis” – Diário do Nordeste
“Elegante” – Diário do Pará

Conheça um pouco o compositor:O compositor Luiz Millan não economizou talentos. Para dar vida às canções do seu primeiro CD Entre Nuvens (http://www.tratore.com.br/ ) convidou alguns bons intérpretes da cena contemporânea. Nas vozes, além do próprio Luiz, estão Consiglia Latorre, Tuca Fernanades, Ana Lee e Maurício Detoni. O instrumental ficou por conta de Michel Freidenson (piano e direção musical), Léa Freire (flautas), Teco Cardoso (flautas e sax), Toninho Ferragutti (acordeon), dentre outros.
“Nós, músicos, vivemos sempre entre nuvens, e aqueles que se amam também”, de maneira simples, o paulistano Millan define o nome do álbum, que vai da bossa-nova ao baião, do chorinho à valsa e do samba às canções, em títulos como E o palhaço chorou, Bodas de ouro, Eros, Como se nada fosse, Inventário da luz e Outono. São parcerias de Luiz com Plínio Cutait, Ivan Miziara e outros.

Apesar de estar lançando o primeiro CD só agora, Luiz Millan pode ser considerado um ‘veterano’. Formado em medicina, profissão que exerce desde 1982, nunca abandonou a música. Começou na infância com aulas de piano, passou para o violão e chegou a gravar um LP coletivo, em 1980, com colegas da USP, chamado Ponta de Rama. Apesar de não ter mostrado suas músicas ao público, Luiz continuou compondo e já perdeu a conta de quantas canções fez.

Um detalhe importante do CD são as parcerias. Há desde uma canção com o saudoso pianista Mozar Terra até temas com Jorge Pinheiro, compostas na época de faculdade, nos anos 80. “Sempre gostei de compor em parceria. Às vezes faço a música, noutras, a letra. Gosto também de fazer a quatro mãos, no qual cada um sugere um trecho. Para compor em parceria é preciso deixar o narcisismo de lado e receber com naturalidade sugestões e críticas do parceiro”.

"Duo Pianístico" na comemoração da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí

Shirley Espíndola recebeu no programa Tons do Brasil a Acadêmica Nayr Effenberger Guelli, Renata Iacovino e a presidente da  Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí (AFLAJ) Valquíria Malagoli. A Academia promoveu, no dia 25 de setembro (domingo),  no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, a apresentação musical do “Duo Pianístico” e da convidada Sarah Selles sendo parte das comemorações rumo aos 40 anos da AFLAJ.
O Duo é composto por Nayr Effenberger Guelli e Ulisses Dumalakas e conta com a orientação do consagrado pianista Gilberto Tinetti.

Nayr é membro efetivo da AFLAJ, integrando-a desde sua fundação, tendo recebido o troféu “Acadêmica do Ano” por suas realizações enquanto presidente da entidade.
Valquiria Malangoni, NaYr E. Guelli, Shirley Espíndola e Renata Iacovino
Ambos vêm se apresentando em várias localidades, tais como: teatro do Museu Brasileiro de Escultura (SP), Teatro Municipal de Vinhedo, série Festival de Inverno no Teatro Polytheama, Sala Glória Rocha, dentre outras.

Nayr Effenberger Guelli
Cadeira nº 07

Jundiaiense, diplomou-se pelo Conservatório Musical “Carlos Gomes” de Campinas, sob orientação do Prof. Miguel Ziggiati. Posteriormente, estudou aperfeiçoamento com o Prof. Moura Lacerda, na Escola José Kliass, em São Paulo. Formou-se em aperfeiçoamento na Pontifícia Universidade Católica Campinas – PUCC (Conservatório Musical Campinas), na classe da renomada Profª Olga Rizzardo Normanha, completando, sob a mesma orientação, estudos de especialização em técnica pianística e interpretação.

Dentre os vários concursos que possui, destaca-se o ministrado pelo musicólogo e pianista José Eduardo Martins sobre a vida e obra de Claude Debussy.

Como recitalista já se apresentou em várias cidades e capitais do país.

Em 1983, em duo com Maria Carlota Orsi Dias, fez marcante recital em homenagem a Francisco Mignone, pela passagem do seu 86º aniversário, com a presença do ilustre compositor que cumprimentou efusivamente as recitalistas pela brilhante interpretação de suas obras.

Como professora desenvolve suas atividades em Jundiaí tendo vários alunos premiados em concursos estaduais e nacionais de piano. Lecionou no Conservatório Musical Campinas. Atualmente pertence ao corpo docente do Instituto Musical e Cultural “Dr. Gomes Cardim” de Jundiaí.

Participou da gravação de CD em homenagem a Carlos Gomes, com obras desse ilustre compositor brasileiro, divulgado por meio de apresentações em várias cidades, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Com o pianista Ulisses Vicente Dumalakas, faz atualmente apresentações a quatro mãos. O duo tem se apresentado em diversas salas de concerto, e tem a orientação do renomado professor e pianista Gilberto Tinetti.