terça-feira, 27 de setembro de 2011

Shirley Espíndola entrevista Luiz Millan no Tons do Brasil

Shirley Espíndola entrevistou Luiz Millan que lança seu primeiro CD "Entre Nuvens"
“Trabalho sofisticado, sem concessões ao vulgar, mas de beleza fácil de admirar” – Estado de Minas
“Letras criativas e melodias agradáveis” – Diário do Nordeste
“Elegante” – Diário do Pará

Conheça um pouco o compositor:O compositor Luiz Millan não economizou talentos. Para dar vida às canções do seu primeiro CD Entre Nuvens (http://www.tratore.com.br/ ) convidou alguns bons intérpretes da cena contemporânea. Nas vozes, além do próprio Luiz, estão Consiglia Latorre, Tuca Fernanades, Ana Lee e Maurício Detoni. O instrumental ficou por conta de Michel Freidenson (piano e direção musical), Léa Freire (flautas), Teco Cardoso (flautas e sax), Toninho Ferragutti (acordeon), dentre outros.
“Nós, músicos, vivemos sempre entre nuvens, e aqueles que se amam também”, de maneira simples, o paulistano Millan define o nome do álbum, que vai da bossa-nova ao baião, do chorinho à valsa e do samba às canções, em títulos como E o palhaço chorou, Bodas de ouro, Eros, Como se nada fosse, Inventário da luz e Outono. São parcerias de Luiz com Plínio Cutait, Ivan Miziara e outros.

Apesar de estar lançando o primeiro CD só agora, Luiz Millan pode ser considerado um ‘veterano’. Formado em medicina, profissão que exerce desde 1982, nunca abandonou a música. Começou na infância com aulas de piano, passou para o violão e chegou a gravar um LP coletivo, em 1980, com colegas da USP, chamado Ponta de Rama. Apesar de não ter mostrado suas músicas ao público, Luiz continuou compondo e já perdeu a conta de quantas canções fez.

Um detalhe importante do CD são as parcerias. Há desde uma canção com o saudoso pianista Mozar Terra até temas com Jorge Pinheiro, compostas na época de faculdade, nos anos 80. “Sempre gostei de compor em parceria. Às vezes faço a música, noutras, a letra. Gosto também de fazer a quatro mãos, no qual cada um sugere um trecho. Para compor em parceria é preciso deixar o narcisismo de lado e receber com naturalidade sugestões e críticas do parceiro”.

Nenhum comentário: