terça-feira, 23 de outubro de 2012

Homenagem aos 50 anos de Nenê

Nenê
Instrumentistas com a verve de Realcino Lima Filho, o renomado Nenê, serão sempre celebrados pela importância de suas criações. Internacionalmente conhecido pelo talento e pela identidade que confere à sua bateria, além de seu trabalho como compositor, arranjador e professor, o gaúcho de Porto Alegre constrói atmosferas incríveis em suas composições.

Nenê acumulou em seu currículo participações em discos antológicos como Sanfona (1981), de Egberto Gismonti − lançado mundialmente pela gravadora ECM −, Ao Vivo em Montreaux (1979), como integrante do grupo de Hermeto Pascoal, Clube da Esquina 2 (1978), com Milton Nascimento, e Falso Brilhante (1976), de Elis Regina.

Lançado em 1983, Bugre (primeiro trabalho solo de Nenê) foi considerado um dos dez melhores discos daquele ano pela revista francesa Jazz Hot. Suíte Curral Del Rey lhe rendeu uma indicação ao Grammy, em 1997, na categoria Best Latin Album. Ao comemorar mais de quatro décadas acompanhado de sua bateria, Nenê segue compondo uma história cujos capítulos fazem parte de importantes livros da música, não apenas brasileira, mas universal.

http://nene.art.br/site/index.php  
 
Lupa Santiago Sexteto
Depois de várias gravações co-liderando grupos (Sinequanon, Jazz em Dobro e Regra de Três), Lupa Santiago grava um cd sob o seu nome. Entretanto, tudo aqui também é compartilhado entre os componentes, que além de grandes nomes da música instrumental brasileira, não por coincidência, são grandes amigos.
A autoria do repertório é dividida com Nenê, que escreveu duas obras essenciais para este grupo.
Nos arranjos, Lupa tem um parceiro de experiência invejável: Rodrigo Morte, o ‘sétimo elemento’ do sexteto.
Procurei também homenagear com minhas composições, músicos que me influenciaram :
Dolphy Dance, para Eric Dolphy, saxofonista americano da década de 1960; Stu, para Rodrigo Morte; Helio & Heraldo (Delmiro e Do Monte) para os dois pais da guitarra brasileira; We’ll Keep Swimming e Constantinopla, para os seus outros dois grupos: Sinequanon e Regra de Três.
O Sexteto é a soma, o encontro, de grandes personalidades. Cada compasso se completa com a concentração e a entrega de cada envolvido. Lançado no Segundo semestre de 2011, mistura elementos da música brasileira moderna e do Jazz. Esta instrumentação clássica, no Jazz, não é tão comum na música brasileira.
Todas composições por Lupa Santiago, exceto ‘Madagascar’ e ‘5 músicos e 1 baterista’, por Nenê.