terça-feira, 4 de outubro de 2011

A presença de Júlia Haimann no Tons do Brasil

Shirley Espíndola recebeu no estúdio da Rádio Difusora as Acadêmicas da Associação Feminina de Artes de Jundiaí, AFLAJ, Valquíria Malagoli(presidente), Renata Iacovino (secretaria) e a entrevistada Júlia Heimann.
Conheça Júlia Fernandes Heimann
Ocupa a Cadeira nº 26 da AFLAJ

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro e reside há trinta e sete anos em Jundiaí/SP.

É contista, poetisa, trovadora e articulista dos jornais locais. Tem oito livros publicados: Vivendo e Escrevendo, Catarse, Criança Aprende Fácil, Risos e Rimas, História de Jundiaí – antiga e atual, Lendas de todos os tempos e Dona Jiboia e a alcateia, livro que aborda as alterações ortográficas, e Cem piadas sem dono.

Além da AFLAJ, é membro, desde a fundação, da Academia Jundiaiense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 27. Foi eleita para presidir essa entidade de 2001 a 2003 e, reeleita, presidiu-a até 2005. Como presidente, promoveu Oficinas Literárias, concursos e palestras, divulgando o trabalho da entidade e de seus participantes. Em sua gestão, a AJL recebeu a “Medalha Petronilha Antunes”, pelos relevantes trabalhos culturais desenvolvidos. Presidiu a AFLAJ de 2006 a 2008, sendo, atualmente, vice-presidente. Em 2004, ao término de uma oficina literária, fundou, com os participantes, o Grêmio Cultural Prof. Pedro Fávaro, tendo sido a primeira presidente e, no momento, ocupa o cargo de oradora. É, também, membro da Associação de Escritores e Artistas de Louveira, participando das coletâneas publicadas pela entidade. Em 24/11/2006, recebeu, no Teatro Polytheama, a Comenda da Ordem do Mérito “Joaquim Candelário de Freitas”. Integra o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Conselho Municipal de Cultura e o Grupo Arte em Ação. É a atual presidente da Comissão Municipal de Literatura que, em 2009, organizou o livro “Memórias”, preito de gratidão e respeito aos escritores jundiaienses com mais de 70 anos. Em 2010, organizou o concurso de microcontos para estudantes do 2º Grau. Pertence à Cia. Nascem de Teatro, tendo como professor o ator Guga Menga. Como membro-presidente da Comissão Municipal de Literatura, está organizando o concurso nacional de poesias em comemoração aos 100 anos do Teatro Polytheama.

Valquíria Malagoli, Shirley Espíndola, Julia Heimann e Renata Iacovino
 Professora de Literatura no CRIJU, desde 2008, organizou o livro “Literatura no CRIJU”, com textos dos alunos, lançado em 12/8/10.

O concurso de poesias “Desperte o poeta que existe em você”, que idealizou e iniciou em 2003, em parceria com a Associação dos Aposentados de Jundiaí e o Programa “Qualidade de Vida”, encontra-se na nona edição.

É membro correspondente da Academia Petropolitana Raul de Leoni, Petrópolis/RJ e da Academia Brasileira de Literatura/RJ. Tem textos literários publicados em 45 coletâneas.

Em agosto de 2008, recebeu o título de “Cidadã Jundiaiense” que muito a honrou.