segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Shirley Espíndola entrevista Olivia Hime no Tons do Brasil

Depois de várias apresentações do show Almamúsica, sempre para plateias calorosas, o espetáculo de Olivia e Francis Hime está de volta a São Paulo. Baseado no CD homônimo lançado em Maio de 2011, ganhará versão em DVD,  gravadas nas apresentações dos dias 26 e 27 de novembro no Teatro FECAP (Av. Liberdade, 532 - www.teatrofecap.com.br). Em cena, a voz de Olivia e o piano de Francis passeiam por arranjos que vão do samba ao choro, do fox a MPB.

A iluminação é de Paulo Cesar Medeiros, o cenário de Edward Monteiro e a direção geral do espetáculo de Flavio Marinho.
“O roteiro musical será o mesmo dos shows que temos feito na turnê”, conta Francis Hime, “embora cada apresentação traga, inevitavelmente, diferenças que somente a magia do palco explica”, completa o músico, maestro e compositor. O repertório se baseia no CD, o primeiro projeto que Olivia e Francis Hime gravaram juntos em 46 anos de união do casal. Trata-se de uma delicada e intimista celebração à vida e à música, uma trilha sonora que percorre as biografias dos dois. "Cantamos canções que, em algum momento de nossas vidas, ora pra um, ora pra outro, entranharam-se como tinta num belo tecido”, conta Olivia.
Francis e Olivia Hime
“Pensamos em manter a ideia de um formato com diferentes suítes, como fizemos no disco”, explica Francis Hime. O roteiro, feito a seis mãos por Olivia Hime, Flávio Marinho e Francis, privilegia o olhar dramático/cênico através de climas contrastantes costurados ao longo do espetáculo.
O espetáculo reúne canções que percorrem clássicos da MPB, como "O que será (A flor da pele)", "Morena do Mar" e "Risque"; relembra canções extraídas do catálogo da chanson française, como "Du Soleil plein la tête" e resgata a memória afetiva do casal Hime em temas como "Canta, Maria", "Saudade de Amar" e "Smile". A nova "Almamúsica", de Olivia e Francis, também está no roteiro musical.
A seleção de canções foi feita de forma natural, sempre pelos dois. Olivia Hime conta mais sobre Almamúsica: “Pode ser uma biografia? Memórias musicais? Porque esta suíte, esta música e não outra? Não sei. Foram associações livres. Algumas canções balizaram o caminho, outras costuraram musicalmente o enredo. Me parece que assim, unidas, ganham o sentido que queríamos dar ao CD e ao show: as infinitas belas canções têm uma ligação entre elas”, completa Olivia.

Valderez de Mello no programa Tons do Brasil

A entrtevistada da AFLAJ no programa Tons do Brasil foi Valderez de Mello. Participaram da entrevista além de Valderez, Valquíria Malagoli e Renata Iacovino respectivamente presidente e secretária da AFLAJ

Valderez de Mello
Ocupa a Cadeira nº 40
Valderez de Mello é nome literário de Valderez Ana Maria de Mello Cornacchione, natural de Bariri, Estado de São Paulo, reside em Jundiaí desde 1972. Professora alfabetizadora durante 25 anos, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada, especializada em tratamento de Autismo pela USP. Curso de especialização em Gêneros Literários. Autora dos livros: Rimas e Rumos (1981); Quintal de Sonhos (1989); A saudade é Lilás (1997); Bariri ao Luzir da Saudade (2000); Lágrimas Brasileiras (2004); Flores sobre o Rochedo (2008); O Besourinho Edgard (2008); Cem Trovas I, Cem Trovas II; Sabidal, o Pardal Cantor (2009); Kiko o Anjinho sem asas (2010), e O Grilinho Zebedeu (2011), A Velha Adormecida e Articulando a Vida (em fase de edição).
Shirley Espíndola, Valderez de Mello e Valquíria Malagoli

Valquíria, Valderez, Shirley e Renata Iacovino

Autora da letra do Hino do Centenário do Grêmio Recreativo da Companhia Paulista de Jundiaí. Fundadora da ABLA, Academia Baririense de Letras e Artes, autora do Hino Oficial, onde ocupa a cadeira nº 01 e cujo patrono é seu genitor e historiador JOÃO BAPTISTA DE MELLO. Autora da letra do Hino da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas, onde ocupa a cadeira nº 28. Pesquisou e elaborou biografia do poeta fluminense CASIMIRO DE ABREU, seu patrono na Academia Jundiaiense de Letras, onde ocupa a cadeira de nº 31. Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí durante os biênios 1998/2000 e 2004/2006, onde ocupa a cadeira Nº 40. Responsável pela confecção e entronização da Bandeira Oficial da AFLAJ, em sua primeira gestão. Pesquisou e elaborou trabalhos inéditos sobre escritores jundiaienses, coordenando e apresentando a 1ª Exposição de Obras Literárias de Escritores Jundiaienses, trabalho inédito na cidade, com a edição do caderno literário onde registrou os escritores, suas obras, respectivas editoras e ano de lançamento. Em sua segunda gestão apresentou a 2ª Exposição de Escritores Jundiaienses, mais completa que a anterior. Participou de inúmeras antologias em Jundiaí e outras cidades. Colaboradora nas avaliações dos trabalhos do Concurso de Crônicas Astra; participante do grupo de avaliação dos trabalhos das Olimpíadas de Redação da Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot e colaboradora do Sesi como membro de avaliação de trabalhos literários. Foi empossada no mês de outubro na AILA – Academia Infantil de Letras e Artes, no setor de acadêmicos adultos. Participou como palestrante da IV Encontro Internacional de Poesias na Cidade de Dois Córregos, coordenação da Prefeitura Municipal e da Entidade Cultural Usina de Sonhos, em maio de 2010. Realizou palestras sobre o tema Alfabetização da Alma nas escolas e no Espaço Cultural João Baptista de Mello para alunas da Faculdade de Pedagogia de UNIARARAS. Atualmente é articulista do Jornal de Jundiaí e Jornal da Cidade de Bauru.

No final da entrevista Edney Andreotti veio cumprimentar a entrevista Valderez.
Edney Andreotti e Valderez Mello
A técnica da Rádio Difusora esteve a cargo de Wagner dos Santos:
Wagner dos Santos e Shirley Espíndola

Shirley Espíndola entrevista Edu Calazans no Tons do Brasil

Na entrevista, Edu comentou que tem uma banda com seus irmãos Peche e Paulinho Calazans.

Na próxima quarta feira, Edu fará show no Villa Pizza Bar em Homenagem a "Música Mineira". Voce pode adquirir o convite antecipadamente ou no local. Início 20:30h e o couvert é R$10,00.
Edu Calazans e esposa com Shirley Espíndola