domingo, 8 de junho de 2008

Shirley Espíndola entrevista Renata Iacovino e Valquíria Malagoli



Escritoras jundiaienses levam projeto para o Amapá

As escritoras e poetisas Valquíria Gesqui Malagoli e Renata Iacovino desenvolverão, em agosto, um projeto junto a alunos e professores do Ensino Fundamental, no estado do Amapá.
O convite partiu do Ministério Público daquele estado, e do Ministério Público Federal, após tomarem conhecimento do trabalho desenvolvido pelas autoras, em Jundiaí.
Renata e Valquíria lançaram no ano passado o livro/CD infantil uniVerso enCantado, com músicas e poesias próprias, somadas a ilustrações e jogos concebidos objetivando uma interação com o público infantil.
Inicialmente, seiscentos alunos de duas escolas da rede pública municipal, em Jundiaí, foram contemplados com a publicação, graças à parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, que apoiou a iniciativa, assim que soube da proposta.
Valquíria, Shirley e Renata
Desde 2005, as autoras participam do projeto Semana Cultural, que tem, dentre seus objetivos, valorizar o escritor jundiaiense, haja vista os alunos estudarem as obras do autor escolhido por cada unidade, tornando-o mais acessível ao público infantil.
Nesses encontros, além do bate-papo, o uniVerso enCantado proporciona entretenimento aliado à poesia e música. E é este trabalho que encantará, agora, crianças e educadores do Estado do Amapá. Exemplares do livro/CD serão distribuídos àquele público paralelamente às atividades que lá serão desenvolvidas, durante quinze dias, pelas escritoras, abordando temáticas sobre meio ambiente, ecologia, cidadania, solidariedade e outros, sempre focados sob os prismas literário e musical.
No dia 18 de junho elas embarcam para Macapá, a fim de participarem do lançamento oficial do Projeto e apresentarem uma amostra do referido trabalho, e em agosto executarão as atividades.
Neste ano, onze escolas municipais de Jundiaí estão estudando as obras das autoras. Valquíria e Renata são membros de quatro entidades literárias da cidade e realizam constantes atividades culturais, como saraus lítero-musicais, oficinas, além de possuírem livros publicados, atuarem enquanto juradas em concursos literários e serem articulistas do Jornal de Jundiaí Regional.

"Spot Light" - As mulheres de Hollanda por Beto Feitosa



Programa do dia 07 de junho
Clique aqui para ouvir Beto Feitosa e a música

Boa tarde Shirley e ouvintes do Tons do Brasil


Chico Buarque cinco vezes mais femininoGrupo vocal Mulheres de Hollanda lança DVD com obra do compositor


São cinco mulheres, uma pequena fração das brasileiras que são namoradas apaixonadas pela música de Chico Buarque. Mas essas fazem diferença e, há seis anos, uniram vozes para cantar por aí o repertório do compositor. O grupo Mulheres de Hollanda passou por diversos palcos e agora apresenta o espetáculo que mistura música e teatro em um DVD gravado ao vivo no Teatro Municipal de Niterói, também editado em CD pela gravadora Performance Music.

Além de Karla o afinadíssimo grupo conta com Ana Cuba, Eliza Lacerda, Malu von Kruger e Marcela Mangabeira. A gravação do DVD soma mais nomes no palco, como do histórico Quarteto em Cy, que também já dedicou um disco inteiro para o compositor. Quando as nove mulheres se encontram no palco o assunto é Com açúcar, com afeto.

Por mais óbvio que soe, para um grupo vocal cantar (e muito) é essencial para o trabalho. Esse DVD não é resultado de um grupo formado especialmente com o propósito de gravar, vem de um trabalho sério e longo. E a experiência, que mistura o corpo-a-corpo com o público e as infinitas horas de ensaio, resulta no trabalho diferenciado e especial. Chico aqui é cinco vezes mais feminino.


Tchau, até a semana que vem

Beto Feitosa