domingo, 8 de junho de 2008

Shirley Espíndola entrevista Renata Iacovino e Valquíria Malagoli



Escritoras jundiaienses levam projeto para o Amapá

As escritoras e poetisas Valquíria Gesqui Malagoli e Renata Iacovino desenvolverão, em agosto, um projeto junto a alunos e professores do Ensino Fundamental, no estado do Amapá.
O convite partiu do Ministério Público daquele estado, e do Ministério Público Federal, após tomarem conhecimento do trabalho desenvolvido pelas autoras, em Jundiaí.
Renata e Valquíria lançaram no ano passado o livro/CD infantil uniVerso enCantado, com músicas e poesias próprias, somadas a ilustrações e jogos concebidos objetivando uma interação com o público infantil.
Inicialmente, seiscentos alunos de duas escolas da rede pública municipal, em Jundiaí, foram contemplados com a publicação, graças à parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, que apoiou a iniciativa, assim que soube da proposta.
Valquíria, Shirley e Renata
Desde 2005, as autoras participam do projeto Semana Cultural, que tem, dentre seus objetivos, valorizar o escritor jundiaiense, haja vista os alunos estudarem as obras do autor escolhido por cada unidade, tornando-o mais acessível ao público infantil.
Nesses encontros, além do bate-papo, o uniVerso enCantado proporciona entretenimento aliado à poesia e música. E é este trabalho que encantará, agora, crianças e educadores do Estado do Amapá. Exemplares do livro/CD serão distribuídos àquele público paralelamente às atividades que lá serão desenvolvidas, durante quinze dias, pelas escritoras, abordando temáticas sobre meio ambiente, ecologia, cidadania, solidariedade e outros, sempre focados sob os prismas literário e musical.
No dia 18 de junho elas embarcam para Macapá, a fim de participarem do lançamento oficial do Projeto e apresentarem uma amostra do referido trabalho, e em agosto executarão as atividades.
Neste ano, onze escolas municipais de Jundiaí estão estudando as obras das autoras. Valquíria e Renata são membros de quatro entidades literárias da cidade e realizam constantes atividades culturais, como saraus lítero-musicais, oficinas, além de possuírem livros publicados, atuarem enquanto juradas em concursos literários e serem articulistas do Jornal de Jundiaí Regional.

Nenhum comentário: