sexta-feira, 18 de maio de 2012

Workshop de Harvey Wainapel no Souza Lima

Quem é HARVEY WAINAPEL :
 
Saxofonista e clarinetista, Harvey já tocou com músicos do calibre de McCoy Tyner, Joe Lovano, Dave Brubeck, Ray Charles, Joe Henderson, Johnny Coles, entre outros. Além de trabalhar com estes e muitos outros grandes nomes da música, Wainapel apresentou seu próprio trabalho em 22 países. Seu profundo envolvimento com a música brasileira levou-o a compartilhar o palco com mestres como Airto Moreira, Dori Caymmi, Filó Machado, Flora Purim, Guinga, Jovino Santos Neto, Laércio de Freitas, Manfredo Fest, Nelson Ayres, e Paulo Bellinati; Wainapel também participou nas gravações do Filó Machado, Jovino Santos Neto, Nelson Ayres, Proveta, Flávio Henrique, e Márcio Bahia. Foi solista em dois CDs nomeados como finalistas do Grammy Latino "Melhor Gravação de Jazz Latino" (com Mark Levine em 2003 e com Jovino Santos Neto em 2004). Também foi por muitos anos jurado da NARAS, organização musical que elege os vencedores do Grammy a cada ano.

Um dos maiores saxofonistas da atualidade, Joe Lovano, declarou ser “um grande prazer ouvir a emoção e o sentimento presentes na interpretação de Harvey”.

O Down Beat Critic’s Poll (2009) chamou Harvey um “rising star” de clarinete.

O Globo escreveu: “No CCBB, Bellinati apresentou-se com o clarinetista californiano Harvey Wainapel. Este mostrou incrível intimidade com o idioma musical brasileiro e muita presença de palco, dialogando com desenvoltura com Bellinati. Agora, é torcer para que voltem.”

O “All Music Guide to Jazz”, edição de 1998, se referiu a Harvey Wainapel como “um dos músicos mais ágeis e promissores de sua geração”.

Seu CD “The Hang” recebeu entusiástica e picante crítica (4 estrelas) da revista Down Beat. Além do repertório, que inclui Beautiful Love, Pinocchio, Choro da Gafieira, entre outras, um dos destaques é o time que gravou com Harvey; no piano Kenny Barron, no baixo Larry Grenadier, e na batera Kenny Wollesen. Seu CD anterior, “Ambrosia: The Music of Kenny Barron”, foi gravado com os 60 integrantes da holandesa Metropole Orchestra. “New Choros of Brazil”, gravado em São Paulo junto com violonista Paulo Bellinati, foi lançado na Europa e EUA. Seu CD mais recente, “Amigos Brasileiros”, foi gravado em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, e Berkeley (California). Conta com as composições e participações de Marco Pereira, Guinga, Sérgio Santos, André Mehmari, Filó Machado, Teco Cardoso, Itiberê Zwarg, baterista Nenê, e outros.
 
Natural de Nova York, Wainapel estudou na Berklee College of Music durante dois anos, neste período gravou e se apresentou, no Carnegie Hall, com o vibrafonista Gary Burton. Depois de passar dois meses em turnê pela Tunísia, Wainapel instalou-se por cinco anos na Europa, tendo sido integrante da Big Band da Radio Alemã em Frankfurt, por um ano. Recém chegado à Nova York foi contratado pelo cantor Ray Charles para uma turnê mundial de 10 meses, tendo, depois, se fixado em São Francisco. Wainapel, há 30 anos vem contribuindo para a cena jazzística na California, como também, garantindo seu contínuo impacto internacional. Embora sua principal atividade seja tocar, vem compartilhando generosamente sua experiência, adquirida em seus trinta anos de carreira, desde meados da década de 1980 dando workshops pelo mundo afora.

João Marcondes e Marcela Corano no Souza Lima