quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Shirley Espíndola entrevista Assis Medeiros

Shirley Espíndola entrevistou Assis Medeiros em 27 de novembro de 2010.

Assis Medeiros é produtor musical e compositor. Possui dois CDs lançados (Pirata e Burrodecarga). Acaba de finalizar seu novo trabalho: Baiãozinho Nuar (um CD duplo). Além de compor música popular, Assis Medeiros trabalha com trilha sonora original para cinema, televisão e teatro.
Assis Medeiros lança disco duplo


Em 20 faixas, ‘Baiãozinho Nuar’ traduz o espírito eclético e autêntico do compositor paraibano. Enquanto ‘Baiãozinho’ foca no baião e nos ritmos nordestinos, ‘Nuar’ revela a face pop de Assis Medeiros.

BAIÃOZINHO


O baião que se ouve no primeiro disco (com 11 faixas) tem como base a viola de 10 cordas, a zabumba, um quarteto de cordas e instrumentos de sopro (com destaque para a sonoridade do corne-inglês). Os arranjos do Baiãozinho são do baixista e maestro Leonardo Batista, amigo de longas datas do compositor.

Neste disco, Assis soa calmo em canções construídas com harmonias mais intrincadas e arranjos sutis. As letras remetem à claridade nordestina, ao mar. Nada de barulhinhos eletrônicos, nada de instrumentos elétricos. Não é forró pé de serra ou universitário. O baião de Assis ultrapassa as modas e ganha uma dimensão universal.

“É um disco que nasceu da forma mais espontânea possível. Um belo dia eu percebi que tinha esse monte de baião e resolvi gravar. Tem muita gente que escuta o disco e diz: e isso é baião?. Pode até não ser o baião de Gonzaga ou do João do Vale, mas é baião sim!”, afirma ele. Na verdade, o Baiãozinho de Assis Medeiros dialoga com vários ritmos nordestinos, como a ciranda, o boi do Maranhão e o maracatu. Mas a base é uma só: baião.

NUAR

É impossível enquadrar Assis Medeiros em apenas um estilo. E aí os desavisados podem tomar um susto com o segundo disco da caixinha. Com nove faixas, Nuar começa com uma enxurrada de guitarra. O compositor sai da viola para plugar sua música com muito peso. É a face mais urbana do músico, mais concreto armado, mais Brasília.

As canções passeiam por linguagens que misturam rock, samba, reggae, música regional e eletrônica. O resultado tem como destaques os arranjos e as letras surreais com pitadas de protesto. “Na verdade, eu não tenho um estilo musical. Eu amo a viola e a guitarra com a mesma intensidade”, diz Assis, que nesse disco toca também teclado, berimbau e trompete. Um dos destaques do disco Nuar é a faixa Solitário, poema de Augusto dos Anjos musicado por Assis.

Conheça mais de Assis Medeiros, acesse o site http://www.assismedeiros.com.br/
C o n t a t o s :
Assis Medeiros – (61) 9288 8515
Contatos: www.myspace.com/assimedeiros
oburrodecarga@gmail.com