quarta-feira, 28 de março de 2012

Jorge Fragoso e o show "Bossa & Blues"


O show "Bossa & Blues " marca o inicio de um trabalho que venho concebendo internamente a muito tempo que e fazer uma fusao de 2 estilos musicais que muito me agradam a "Bossa nova" e o "Blues" . A proposta inicial e fazer um "crossover" dos 2 estilos . Para este projeto tive a felicidade de encontrar 2 talentos da nova safra de musicos brasileiros : O contra baixista Marcos Flo e a cantora Tifany Espindola . Ainda em fase experimental este show sera um laboratorio para experiencias novas e promissoras .

Nenê Trio no Souza Lima

Completando 50 anos de carreira em 2012, o baterista Nenê lança disco com seu trio e celebra uma das carreiras mais inventivas e originais da música brasileira.

Realcino Lima Filho, conhecido como Nenê, possui uma das carreiras mais bem-sucedidas da música brasileira e internacional. Reconhecido por sua genialidade e sofisticação atribuídas a sua bateria, além do trabalho como compositor, arranjador e pianista, o músico de Porto Alegre estabelece uma originalidade ímpar presente em discos históricos da música brasileira.

Décimo segundo álbum da discografia solo do baterista, INVERNO é o segundo da formação atual desse trio e traz dez composições inéditas, todas de autoria de Nenê. Nesse novo trabalho, desenvolvido com dois excepcionais músicos, o contrabaixista Alberto Luccas e o pianista Írio Junior, deparamo-nos com uma plena liberdade composicional, elemento chave da sua poética musical tão peculiar e marcante.

INVERNO. Este novo projeto se apoia na larga experiência de Nenê ao longo de cinquenta anos de carreira. Dessa maneira, esses anos de atuação dedicados à música artística, não só no Brasil como no exterior, ao lado de músicos reconhecidos no cenário musical mundial, qualificam esse projeto que vem enriquecer a música instrumental do século XXI.
Atualmente trabalha com Nenê Trio, Kestutis Vaiginis, Rubinho Antunes (Quinteto/Noneto), Nelson Ayres Trio, Lupa Santiago Sexteto, João Paulo Amaral Trio, com os quais gravou inúmeros álbuns, além de outros artistas como Tutti Baê, Juliana Amaral, Ana Luiza e Luis Felipe Gama, Marcelo Morais, Alexandre Birkett,
Trio Carapiá, Mike Eckroth, Bob Wyatt, Rosaly Lima e Reinaldo Ponte.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Nova Acadêmica na AFLAJ - Júnia Bittencourt

Shirley Espíndola recebeu no programa Tons do Brasil nesta semana as acadêmicas Valquíria Malagoli, Renata Iacovino e a nova acadêmica Júnia Bittencourt.

Conheça a nova acadêmica que ocupará a cadeira nº18, cuja patrona é a musicista Wanda Quartaroli
(tomará posse em 20 de abril de 2012)

Poeta, declamadora e artista plástica.

Membro da Academia Jundiaiense de Letras.

Morando em Jundiaí desde os três anos de idade, começou a revelar seu interesse pelas artes na infância e, já aos 11 anos, participou de um Festival de MPB organizado no meio universitário.
Junia Bittencourt, Shirley Espíndola e Valquíria Malagoli(presidente AFLAJ)
Enquanto aluna do Colégio Divino Salvador, onde concluiu o curso de Redator Auxiliar, participou das atividades do TEDS (Teatro Estudantil Divino Salvador), grupo do qual foi uma das fundadoras.

Diplomou-se como professora pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí.

Lançou, em 1982, o livro intitulado “Ousadia”, realizando seu lançamento em diversas faculdades em São Paulo e apresentando um recital performático.

Nas artes plásticas dedica-se à pintura naif, tendo feito grande exposição de seu trabalho “Membiras, Caminhos e Cores”, em 2004, no Centro de Exposições Cecília Meireles.

É autora de diversas capas de livros publicados pela Literarte Editora.
Shirley Espíndola, Júnia Bittencourt, Valquíria Malagoli e Renata Iacovino (secretaria da AFLAJ)
Em 2005 lançou o livro “Metades Perdidas – prosa poética-poesia plástica”.
Possui inúmeros poemas classificados em concursos e publicados em antologias.
Participou de exposições coletivas.
Atuou como redatora e repórter em veículos de comunicação.
Em 2011 foi proponente junto ao Programa de Ação Cultural (ProAC), participando da elaboração do projeto do Concurso Literário da Academia Jundiaiense de Letras, patrocinado pela empresa ASTRA, atuando, inclusive, como coordenadora e jurada.

Shirley Espíndola entrevista Pedro Ramos

Livro sobre Choro resgata origem da música brasileira


No dia 22 de março aconteceu o lançamento do livro"O Choro: Conceitos básicos para improvisação e interpretação", e pocket show do autor Pedro Ramos na Faculdade Souza Lima. Shirley Espíndola esteve presente e entrevistou Pedro Ramos.

Conheça o livro:
Shirley Espíndola e Pedro Ramos

O livro "O Choro: Conceitos básicos para improvisação e interpretação", de Pedro Ramos, da editora Souza Lima, é um livro prático que aborda técnicas e exercícios específicos para interpretação e improvisação dentro do universo do Choro. Escrito de forma clara e didática, o livro apresenta uma contextualização histórica sobre o primeiro gênero de música urbana do Brasil, além de trazer um CD com 24 faixas contendo exemplos e playbacks para que o leitor/estudante possa escutar e praticar as lições aprendidas.
Paulo Ramos, Shirley Espíndola. Pedro Ramos e Betinho Sodré
O show contou com a presença dos músicos que gravaram o CD que acompanha o livro. São eles: Betinho Sodré (percussão), Clayber Varela (clarinete), Paulo Ramos (violão 7 cordas) e o autor Pedro Ramos no cavaquinho e violão tenor. Como convidado especial, esteve presente também o bandolinista e compositor Isaías Bueno, lenda viva do Choro e responsável pela introdução do livro. Foram tocados clássicos do gênero com ênfase especial nos improvisos e contrapontos, tópicos abordados no livro.