sábado, 10 de janeiro de 2009

A MÚSICA DA ZONA DA MATA - SAPIRANGA E CONVIDADOS


A Cantina da Lua apresenta


A MÚSICA DA ZONA DA MATA


SAPIRANGA E CONVIDADOS


Falar da Cantina da Lua significa falar de Clarindo Silva, uma figura folclórica em Salvador que cativa a clientela com sua gentileza, seu jeito, sua fala e sua cortesia de monge nesse restaurante, que é um refúgio da boemia na Bahia.
Duas histórias que se confundem, pois fazem parte da vida cotidiana da cidade do Salvador e se integram na medida em que traduzem o sentimento da alma de sua população.
A Cantina da Lua teve o privilégio de conhecer uma geração de intelectuais e artistas que muitas vezes criaram prosas e versos em suas mesas. Os freqüentadores desse espaço conheceram nomes como Clara Nunes, Alcione, o Trio Nordestino, Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Martinho da Vila, Roberto Ribeiro, Pinduca, Waldick Soriano, Beth Mendes, Zezé Mota, Antônio Marcos, Caetano Veloso, Chico Buarque de Holanda, Marieta Severo, Conceição Lacerda, Diana Pequeno, Agnaldo Timóteo, Tony Damito, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Simone, Bezerra da Silva, João Bosco, João Nogueira, Nelson Gonçalves e outros.
Segue o curso da história e, envolto nessa contemporaneidade, o ‘cantadô’, pesquisador de cultura popular e idealizador do projeto, Sapiranga, percebe a necessidade de contemplar os novos nomes criadores da arte da música no Brasil. A Cantina da Lua, palco que recebeu os mais expressivos nomes dessa arte, acolhe novos conceitos e artistas que sinalizam para o futuro. A Música da Zona da Mata, conceito criado por Sapiranga e influenciado pelo lirismo do litoral e a “agrestidão” das caatingas, recria o cenário da produção musical na Bahia, junto a outros trabalhos, como o samba urbano da cantora e compositora Laura Dantas, o invento instrumental de Fabrício Rios e Amadeu Alves, o malabarismo distorcido do violonista Otto Bruno e a sutileza e precisão do canto de Rita Tavares.
Para legitimar essa história, entra em cena o nosso Menestrel e Ascendente, o ‘cantadô’ Xangai, que em matéria de originalidade e inventividade nos chega sempre como fonte de inspiração. Xangai, o nosso convidado especial, nos dá a honra de abrir o evento. Clarindo Silva é o nosso Anfitrião, Sapiranga o nosso Cicerone, Xangai o nosso Menestrel, e os senhores e senhoras convidados compõem essa casa sonora que é a Cantina da Lua. Assim, todos estão dando continuidade ao processo de criação e enriquecimento da Música de Arte da nossa Bahia e Brasil.
A união desses nomes abre caminhos e afirma o quão necessária é a chegada de novos artistas nessa casa, que partindo daqui são lançados para ouvidos, olhos e corações dos que chegam ao Centro Histórico da Cidade do Salvador.



A MÚSICA DA ZONA DA MATA
SAPIRANGA E CONVIDADOS

Todos os domingos de janeiro às 19 horas.

Participação Especial: XANGAI (ouça a vinheta clique aqui)

04/01/2009 – Abertura: Xangai
11/01/2009 – Fabrício Rios e Amadeu Alves
18/01/2009 – Grupo Alboreá
25/01/2009 – Laura Dantas / Rita Tavares

Confira a matéria intitulada

"Sapiranga e Xangai - Um Encontro Histórico" - sobre o projeto A Música da Mata - Sapiranga e Convidados - publicada em 11/01/09 - pelo Jornal de Jundiaí - Caderno Estilo - por Shirley Espíndola