terça-feira, 30 de junho de 2009

Álvaro Cueva e Affonso Moraes falam no Tons do Brasil

Shirley Espíndola entrevista pai e filho de uma linda família de músicos, Álvaro Cueva e Affonso Moraes falam no Tons do Brasil

E foi através de numa conversa bem humorada e agradável que aconteceu o encontro dos músicos e compositores Álvaro Cueva e Affonso Moraes com a cantora Shirley Espíndola, também apresentadora do programa Tons do Brasil da rádio Difusora AM 810, no dia 20 de junho.





Já era hora

Em clima de festa, Affonso Moraes abre Já era hora com o samba que dá nome ao cd, cantando ao lado dos filhos Álvaro, Bel e Alê Cueva. Aos 74 anos, Affonso grava seu primeiro disco e apresenta sambas, entre algumas canções, compostos ao longo de mais de 50 anos. São imagens da São Paulo dos anos 40, da Praça da Sé dos 60, do cotidiano dos 70, das dores, de amores, das brejeirices, dos últimos anos quando passou a se dedicar integralmente à música depois de uma vida profissional intensa, principalmente atuando como advogado. Curiosamente, um de seus primeiros trabalhos foi como engraxate – essa profissão que faz parte do currículo de tantos sambistas paulistas.
Nascido em 1934 numa fazenda no interior paulista, logo veio pra capital, onde aos 4 anos já era o mascote do Cordão de Samba Azul e Branco na Vila Anastácio, comunidade em que participou até os anos 50 e também atuou nos Regionais de Jordão e Guerino. Fã de Ataulfo Alves, Braguinha, Cartola, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres, aos 15 anos já fazia canções. Nos anos 60 e 70 produziu e trabalhou junto ao conjunto vocal Titulares do Ritmo em sua gravadora, Pauta Gravações. Alguns de seus sambas venceram festivais universitários no início da década de 70. Em 2004 se associou ao Clube Caiubi de Compositores, no qual tem participado ativamente, apresentando suas novas composições.
Affonso não se dedicou totalmente à música nestes 74 anos, mas acabou por forjar uma família musical. Seus filhos cantam, compõem, arranjam e colocam em cada faixa deste Já era hora a marca do ‘Seu Affonso’, um apaixonado pela sonoridade das palavras, pela canção.



Álvaro Cueva relança Canabi Emotiva


O cantor e compositor Álvaro Cueva, filho mais velho de Seu Affonso, relança ‘Canabi Emotiva’, de 2005, com distribuição Tratore. O disco traz 14 de suas composições, algumas em parceria, com a participação de nomes como: Toninho Ferragutti, Provetta e Marcelo Pretto. No repertório, o destaque é ‘Bosconeana’, uma das mais solicitadas pelo público que acompanha seus shows.

Dono de um timbre de voz peculiar, que mistura doçura e vigor, já aos 12 anos fazia participações vocais em gravações do grupo Titulares do Ritmo. O compositor experimenta em sua produção motivos nordestinos, temas latinos e sambas, além do blues, sem nunca abandonar sua referência paulistana, maior palco de todas as miscigenações musicais.

Em 1990 lançou o LP ‘Rés Derelictae’ com a banda Rés, com várias de suas composições. Atualmente faz parte do Clube Caiubi de Compositores (www.clubecaiubi.com.br), movimento cultural paulistano com curadoria de Zé Rodrix, e do Coral UNIFESP, que acaba de lançar o cd ‘Os Afro-Sambas’, com regência de Eduardo Fernandes.

Formado em artes cênicas, Álvaro Cueva vem de uma família de artistas. No teatro, trabalhou ao lado de nomes como Esther Góes, Zeno Wilde e Márcio Aurélio. Também deu aulas no Teatro Escola Macunaíma. Atuou como ator e diretor, além de ter sido, por várias vezes, diretor musical de espetáculos, sempre com uma íntima ligação com a música brasileira. A isso se deve a teatralidade de suas canções, uma das principais características de sua criação.

http://www.myspace.com/alvarocueva