quarta-feira, 9 de março de 2011

Pré-lançamento do albúm de Sapiranga por Shirley Espíndola

O Tons do Brasil apresenta o Pré-lançamento do CD "Sapiranga Segredos do Tempo".

Antonio Sapiranga ou simplesmente (densamente) Sapiranga, natural de Gandu (região sul da Bahia, Brasil), atualmente reside em Salvador (Bahia). Como andarilho e artista, já transitou por linguagens outras e diversas paragens. A esta altura da caminhada Sapiranga se prepara para trazer ao público o seu álbum Sapiranga Segredos do Tempo, com lançamento oficial para Abril de 2011. O Disco (CD) será lançado Pelos Selos Estrela do Mar, da cantora Margareth Menees e o Selo cacimba Discos de Sapiranga, em parceria também com a Editora Vento Leste. O trabalho tem Produção Musical e Fonográfica de Sapiranga; Direção Musical de Bráulio Villares Barral; Arranjos de Sapiranga e Bráulio Villares; além de contar com um texto de apresentação escrito pelo músico Xangai, comentários de Margareth Menezes e Juraildes da Cruz. Segredos do Tempo tem um repertório de musicas populares, leituras feitas por Sapiranga sobre diversos gêneros da musica brasileira. Baioões, Chula, Folk brasileiro, chegando em seu estilo próprio. Sapiranga apresenta também ao seu ouvinte, a Música da Zona da Mata, gênero musical desenvolvido por ele.

Trajetória
                                                     Foto: Andréa Etter

Sapiranga acumula na bagagem mais 10 anos de carreira musical , em 2005 gravou o Pássaro Noturno, o seu Disco (CD) de estréia, lançado inicialmente em São Paulo e depois pelo interior do Brasil (produção Independente). Sapiranga tem em seu currículo apresentações em diversos espaços no país, tais como: Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP), Teatro Clara Nunes (Diadema-SP), Concha Acústica do Teatro Castro Alves (Salvador-BA), Praças do Pelourinho (Salvador, Bahia), Cinelândia (Rio de Janeiro-RJ), Festival de Inverno de Paranapiacaba-SP (evento que reuniu nomes como o guitarrista norte-americano Stanley Jordan, Wagner Tiso, o grupo de percussão Uakti, o violonista Yamandú Costa). Participou de espetáculos em Jundiaí, cidade que patrocinou o primeiro CD do Artista. Ainda em Jundiaí desenvolveu o projeto Ventos Solares no Museu Histórico e Cultural da cidade, o Solar do Barão, evento que aconteceu em 2005. Sapiranga também esteve se apresentando ao lado de nomes como Eugênio Avelino (Xangai), Margareth Menezes, Almir Sater, José de Ribamar Viana (Papeti), Zé Geraldo, o bandolinista e compositor Armandinho, o Maestro João Omar, Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Mário Ulloa, entre outros.

Em 2009 esteve em cartaz no Goethe Café (Salvador), com o projeto Sapiranga ConVida. No ano seguinte o projeto aconteceu no Tom do Sabor, na mesma cidade. Nas tantas edições do projeto, além de divulgar a sua música da zona da mata, Sapiranga contou com a participação especial de músicos, poetas e cantadores. Essas parcerias, ao lado da receptividade do público, representam o reconhecimento do trabalho de Sapiranga no cenário soteropolitano, assim como em outras cidades e estados brasileiros.