quinta-feira, 5 de julho de 2007

O Tons do Brasil Homenageia Fernando Faro – 80 Anos de MPB


O Tons do Brasil Homenageia Fernando Faro – 80 Anos de MPB

Baixo! É assim que ele chama os amigos. É assim que os amigos o chamam. Seu nome é Fernando Abílio de Faro Santos. Santista ele adora música, televisão e futebol, não sei se nessa ordem.
Nasceu no dia 21 de junho de 1927, em Aracaju, Sergipe, mas ainda pequeno mudou-se com a família para Laranjeiras, uma pequena cidade a 18 km da capital, onde morou na Rua Direita, nº 8. Já órfão de pai, estudou na Escola de dona Zizinha e, aos 10 anos, foi levado ao Colégio Salesiano de Aracaju. Miúdo fisicamente, esse sergipano de Laranjeiras é um dos gigantes da tevê brasileira. Sempre nos bastidores, criou e dirigiu dezenas de programas, em todas as emissoras, nos mais diversos gêneros - jornalismo, dramaturgia e musicais.
Conhecido por criar e dirigir o programa "Ensaio" na TV Cultura de São Paulo desde 1989, iniciado em 1969 na extinta TV Tupi, Faro trouxe a versão mais moderna do seu famoso "MPB Especial", também na Cultura em 1971. Sua atuação como diretor se amplia também na área de shows e discos para grandes nomes da música popular brasileira. Mas na televisão teve uma marca memorável, além de seu estilo de "big closes" e iluminação de alto contraste, utilizados no programa "Ensaio", Fernando Faro inovou a linguagem da televisão. Com a série Ensaio, até hoje exibida pela Cultura, Faro criou uma forma original e inimitável de programa musical. A marca maior é o fato de Baixo entrevistar os seus convidados ao longo da atração, mas o espectador não ouvir as perguntas, apenas as respostas.
Aos 77 anos, Faro lamenta o descaso com a memória da tevê brasileira, mas festeja uma iniciativa destinada a preservar aquela que talvez seja a marca maior de sua produção: os programas MPB Especial e Ensaio. Uma associação da TV Cultura, da gravadora Trama e da empresa de finalização TeleImage levou ao lançamento em DVD de um histórico programa de Faro com Elis Regina. Se tudo certo, será o primeiro de uma série.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Shirley Espíndola entrevista Nando Nicioli - Fofão

Ouça a entrevista com Fofão sobre o Canto Encanto 2007, acesse www.myspace.com/showtonsdobrasil

Nando Nicioli é Presidente da Comissão de Música de Jundiaí e vocalista da banda Trio em Transe. Mais informações acesse www.trioemtranse.com.br

FESTIVAL DE MÚSICA JUNDIAÍ CANTA ENCANTO/2007

REGULAMENTO

A Prefeitura do Município de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura promoverá nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro de 2007, no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), à Av. Jundiaí, 1111, o Festival de Música Jundiaí Canta Encanto/2007, em âmbito nacional.


I – OBJETIVOS

1 - O Festival de Música Jundiaí Canta Encanto visa a integração cultural dos Estados do nosso País, bem como estimular e revelar talentos na área musical, proporcionando intercâmbio cultural.

II - SELEÇÃO

1 - O Festival será realizado em duas fases: municipal e nacional divididas em três etapas: pré-seleção, eliminatórias e final.

2 - Nas fases municipal e nacional, a pré-seleção será por meio de gravação (fita K7 ou preferencialmente CD) a ser enviada para a Secretaria Municipal de Cultura de Jundiaí.

2 – Para a fase municipal serão selecionados 15 (quinze) composições de participantes da cidade de Jundiaí para se apresentarem na eliminatória do dia 06 de setembro de 2007 com início às 20 horas, entre as quais serão classificadas 6 (seis) composições para concorrerem na final nacional.

3 - Para a fase nacional serão selecionados 30 (trinta) composições: 15 (quinze) para se apresentarem na eliminatória do dia 07 de setembro de 2007 com início às 20 horas, entre as quais serão escolhidas 6 (seis) e 15 (quinze) para se apresentarem na eliminatória do dia 08 de setembro de 2007 com início às 20 horas, entre as quais serão escolhidas 6 (seis) totalizando 12 (doze) composições de todo Brasil para concorrerem na final nacional.

6 – A FASE FINAL DO FESTIVAL acontecerá no dia 09 de setembro de 2007 com início às 18 horas e reunirá as 6 (seis) músicas classificadas na eliminatória da fase municipal e as 12 (doze) músicas classificadas nas eliminatórias da fase nacional, totalizando 18 (dezoito) concorrentes.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (11) 4521-6922 ou (11) 4521-6193 ou pelo e-mail culturapmj@jundiai.sp.gov.br

"Spot Light" por Beto Feitosa

Ouça o Spot Light, acesse www.myspace.com/showtonsdobrasil


Olá, Shirley, olá ouvintes do Tons do Brasil!

Hoje venho pedir a atenção de vocês para esse nome: Lourdes Ábido. Me deparei com a obra dela há pouco mais de um mês com um CD independente chamado Golfinho Gaivota. Na verdade é o trabalho de estréia dela mas, assim como a nossa querida Shirley, Lourdes já andou pelo pretigiado Prêmio Visa.

Mas agora ela juntou a obra e lançou um CD, super elegante. O time de músicos que está acompanhando é de primeira. A produção é toda ótima, pra valorizar essa obra super emocional de Lourdes. privilégio de poucos estreantes, ela conta com adesões de peso como Leila Pinheiro, Jane Duboc e Miúcha.

Mas a música que eu escolhi vai apresentar para vocês, além de Lourdes, o grupo vocal Nós Quatro. Eles estão em Golfinhos, parceria de Lourdes com Simone Guimarães. Preparem-se que é emocionante.


Foi o grupo vocal Nós Quatro no CD de Lourdes Ábido cantando Golfinhos. Quem tiver oportunidade não deixe de procurar mais sobre ela. Com certeza vai se surpreender com esse repertório que ficou inédito tanto tempo.

Vou ficando por aqui, espero a visita de vocês em
www.ziriguidum.com
Até sábado que vem!

Boletim "O Toque" por Marcelo Abud

Ouça o Boletim, acesse www.myspace.com/showtonsdobrasil
Trama Virtual oferece Download Remunerado
Tanto para quem produz como para quem procura trabalhos de artistas independentes, a Trama Virtual já virou referência.
A partir deste dia 1 de julho, o usuário tem ainda mais motivos para visitar a Trama Virtual. O site foi totalmente reformulado e, na melhor onda web 2.0, que estimula a auto-publicação de conteúdos, agora vem com uma série de novas ferramentas para permitir uma interação ainda maior entre usuários, artistas e parceiros.
Além de permitir que o artista faça seu perfil, crie seu blog e troque informações com outras bandas, a Trama Virtual inaugura o Download Remunerado. A idéia é que as músicas mais baixadas pelos usuários passem a receber dinheiro por meio dos recursos adquiridos com os anúncios das empresas parceiras.
este é o tema do boletim o toque de número 27. além de conhecer as novidades da trama virtual, você confere o som de um dos artistas mais procurados no gênero nova mpb do site: o guitarrista lúcio maia, da nação zumbi.
confira mais este toque e para saber todos os detalhes sobre o download remunerado e outras novidades da trama virtual, leia mais em notícias do site
www.otoque.com.br
até a próxima quando eu volto com mais um toque da música independente do brasil.

Marcelo Abud





11 - 34835807 / 92388825

"Aumenta o volume que lá vem História" pelo prof. Martinho Condini


37º - BOLETIM – 23/JUN/07 - Boa Tarde Shirley e Caros ouvintes!

Um livro que registrava a relação dos devedores, conhecido também como “livro de fiados”, o ano é 1934, e registra nomes de surpreendentes e ilustres cidadãos acima de qualquer suspeita: Sérgio Buarque de Hollanda, Jorge Amado, José Lins do Rego, Gustavo Capanema. Eles eram fregueses de uma livraria que, entre as décadas de 30 e 50, foi o ponto de encontro dos grandes nomes da literatura brasileira: a Livraria José Olympio. Essa história dentre outras podem ser lidas no livro RUA DO OUVIDOR 110, UMA HISTÓRIA DA LIVRARIA JOSÉ OLYMPIO, de LUCILA SOARES, JOSÉ OLYMPIO EDITORA. Este livro é comemorativo dos 75 anos da Editora José Olimpyio. Situada na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, agitou o mercado editorial da época pela sua irreverência com as capas e ilustrações e a ousadia ao apostar em novos talentos. Sob a direção do sociólogo e escritor Gilberto Freyre, criou-se a coleção Documentos Brasileiros, cujo primeiro número foi RAÍZES DO BRASIL (1936), de Sérgio Buarque de Hollanda. Além da história da editora, Lucila Soares mostra como foi a trajetória do próprio dono da editora que tinha apenas o curso primário, e tornou-se um dos mais importantes editores brasileiros.


Aumenta o Volume que Lá Vem História!
Apoio cultural da Livraria Casa de Livros-Você vai querer mudar pra cá!
Endereço eletrônico
www.casadelivros.com.br
A Leitura faz a diferença, leiam!
Eu sou o Prof. Martinho Condini. Para o Tons do Brasil.