quinta-feira, 5 de julho de 2007

O Tons do Brasil Homenageia Fernando Faro – 80 Anos de MPB


O Tons do Brasil Homenageia Fernando Faro – 80 Anos de MPB

Baixo! É assim que ele chama os amigos. É assim que os amigos o chamam. Seu nome é Fernando Abílio de Faro Santos. Santista ele adora música, televisão e futebol, não sei se nessa ordem.
Nasceu no dia 21 de junho de 1927, em Aracaju, Sergipe, mas ainda pequeno mudou-se com a família para Laranjeiras, uma pequena cidade a 18 km da capital, onde morou na Rua Direita, nº 8. Já órfão de pai, estudou na Escola de dona Zizinha e, aos 10 anos, foi levado ao Colégio Salesiano de Aracaju. Miúdo fisicamente, esse sergipano de Laranjeiras é um dos gigantes da tevê brasileira. Sempre nos bastidores, criou e dirigiu dezenas de programas, em todas as emissoras, nos mais diversos gêneros - jornalismo, dramaturgia e musicais.
Conhecido por criar e dirigir o programa "Ensaio" na TV Cultura de São Paulo desde 1989, iniciado em 1969 na extinta TV Tupi, Faro trouxe a versão mais moderna do seu famoso "MPB Especial", também na Cultura em 1971. Sua atuação como diretor se amplia também na área de shows e discos para grandes nomes da música popular brasileira. Mas na televisão teve uma marca memorável, além de seu estilo de "big closes" e iluminação de alto contraste, utilizados no programa "Ensaio", Fernando Faro inovou a linguagem da televisão. Com a série Ensaio, até hoje exibida pela Cultura, Faro criou uma forma original e inimitável de programa musical. A marca maior é o fato de Baixo entrevistar os seus convidados ao longo da atração, mas o espectador não ouvir as perguntas, apenas as respostas.
Aos 77 anos, Faro lamenta o descaso com a memória da tevê brasileira, mas festeja uma iniciativa destinada a preservar aquela que talvez seja a marca maior de sua produção: os programas MPB Especial e Ensaio. Uma associação da TV Cultura, da gravadora Trama e da empresa de finalização TeleImage levou ao lançamento em DVD de um histórico programa de Faro com Elis Regina. Se tudo certo, será o primeiro de uma série.

Nenhum comentário: