domingo, 30 de outubro de 2011

Entrevista com Eloisa Bellini dos Santos da AFLAJ

Entrevista com a acadêmica e Primeira Tesoureira da AFLAJ, Eloisa Bellini dos Santos ocorreu no programa do Tons do Brasil no dia 29 de outubro.

Conheça Eloisa Bellini dos Santos
Ocupa a cadeira nº 16 da AFLAJ

No seio de uma família onde a música era muito importante, nasceu Eloisa. Da parte de sua mãe, desde criança ouviu o piano de seu bisavô, tias e avô, tendo eles composto valsas e chorinhos da época. Pertenciam à família Guião, de Ribeirão Preto, onde a cultura musical era bastante estimulada.

Por outro lado, da parte paterna, tinha em primeiro plano o próprio pai, que ainda hoje toca violão e canta muito bem. Vinda da Itália, a família Bellini é até hoje bastante conhecida pela beleza das vozes de seus descendentes.
Eloisa dos Santos e Renata Iacovino
Aos sete anos de idade, começou seus estudos musicais e teve grandes pianistas como professores. O maestro Mário Chaves e a pianista Olga Tarlá Silva foram os maiores responsáveis pela sua paixão pelo piano. Aos treze, fez a sua primeira apresentação individual, executando peças bastante complexas de Chopin, Beethoven, Liszt e outros grandes compositores. Após esta apresentação, ganhou um programa na Rádio Santos Dumont de Jundiaí chamado Estímulo Musical, onde executava músicas eruditas todos os domingos. Convidava artistas jovens para que se apresentassem durante o programa, estimulando-os a se aperfeiçoar em seus respectivos instrumentos. Este programa era coordenado pelo seu professor, maestro Mário Chaves.

Apresentou-se inúmeras vezes em eventos e solenidades cívicas tocando O Guarani, de Carlos Gomes e a Fantasia do Hino Nacional de Gottschalk, peças que executava com muita desenvoltura e técnica. Formou-se no Conservatório Musical de Jundiaí e recebeu medalha de ouro do Governador Laudo Natel, numa cerimônia no Teatro Municipal de São Paulo, como a melhor pianista do ano em Jundiaí.
Renata Iacovino, Shirley Espíndola e Eloisa dos Santos
Deixou de dedicar-se ao piano durante o tempo em que fez faculdade, tendo se formado pela PUCC em Matemática. Casou-se e teve três filhos.

Estando eles já crescidos, voltou a estudar e dedicar-se com afinco ao piano: estudou Virtuosismo e Estética Musical com a pianista Olga Tarlá Silva e passou a apresentar-se constantemente, tendo inclusive lançado seu primeiro CD em 2006, chamado Eloísa ao Piano.

Foi também, por dez anos, regente de um coral chamado “Canoro”, que tinha por objetivo levar a elevada vibração da música para pessoas necessitadas que vivem em instituições filantrópicas.

Atualmente faz parte de um projeto “CD Criança Personalizado”, onde toca e canta músicas infantis folclóricas e personalizadas: são dois CDs com músicas folclóricas infantis e, neste ano de 2011 foi lançado o CD Bebê, com as mais lindas cantigas de ninar.

Entrevista com Fernanda Traldi da AFLAJ

Fernanda Traldi foi a entrevistada do dia 22 de outubro no programa Tons do Brasil. Estiveram presentes as Acadêmicas da AFLAJ, Valquíria Gesqui Malagoli (presidenta) e Renata Iacovino( secretária).


Quem é Fernanda Traldi?
Ocupa a cadeira nº 28 da Acadêmcia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí

Ferarte é formada em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP).
Pode-se destacar em seu curriculum cursos de Joalheria, com Ricardo Mattar, de Meios Alternativos de Interferência no Espaço, com Heloiza de Toledo Ferraz (FICJ-SP), de Linguagem do Vídeo, com Guto Lacaz (FICJ-SP), de Pintura a Óleo, com Romildo Paiva e Cirton Genaro, no Liceu de Artes e Ofícios-SP, e de Ilustração Gráfica Avançada, no “Instituto D’Arte Lorenzo Di Médici”, em Florença/Itália.


Renata Iacovino, Fernada Traldi, Valquíria Malagoli e Shirley Espíndola

Desde 1977 vem participando de mostras, salões, coletivas, individuais, instalações e publicação, destacando-se por seu conceito sobre Linha, Cor e Movimento e desenvolvimento de “temas” que relatam coisas da natureza.

Tem um conjunto de participações artísticas no Brasil e no exterior de cerca de mais de uma centena, entre individuais, instalações, coletivas de salões de arte e várias publicações.

É importante salientar que para cada mostra surge uma nova série de seus trabalhos, assim como novos temas que vão sendo desenvolvidos junto com sua técnica.

Técnica esta que, segundo Fernanda, busca dar um nó nos olhos do espectador, deixando-o intrigado na viagem do olhar...
Afinal, a arte não está só na obra. Está, também, no olhar de quem a assiste.

Entre as instalações que foram visitando o Festival de Inverno de Campos do Jordão, SESC Pompéia, SENACs e viajando para o exterior e voltando ao Brasil... suas linhas, cores e movimentos voaram entre as inúmeras mostras individuais tais como:

Slow Sot, Bailarilinhas, A Pintura que Fugiu da Moldura, Movimento do Olhar 1 e 2, Terra, Célula Brasil, Nóis I Us Animar 1 e 2, Bamu Pá Paia, entre outras...

AGENDA

 Palestra "O criador, a obra e o observador"

Com a acadêmica Fernanda Traldi,
Local: Atelier de Artes Alice Vilhena, à Rua Barão de Teffé, nº 294

Data: 5 de novembro (sábado), às 16h
Promoção: Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí
Entrada: 1kg de alimento