quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tons do Brasil Recomenda!

Vanu Rodrigues lança o CD "Baú de Quimeras" no Tons do Brasil

Shirley Espíndola recebeu nos estúdios da Radio Difusora Jundiaí a cantora e compositora Vanu Rodrigues. A entrevista foi muito interessante onde Vanu falou sobre o lançamento do seu primeiro CD "Baú de Quimeras". Shirley apresentou quatro músicas do CD.

Cantora, compositora e pesquisadora do cancioneiro brasileiro, a baiana Vanu Rodrigues, radicada em São Paulo há cerca de duas décadas, tem como marcas importantes de seu trabalho musical uma expressiva presença de palco e afinação acurada, acrescentando charme, graça e sensualidade a suas apresentações.

Vanu Rodrigues e Shirley Espíndola
Estudou canto em Salvador, onde integrou o Coral da Escola Técnica Federal da Bahia. Em São Paulo, fez parte do Coral da USP, sob regência do Maestro Alberto Cunha e integrou a Orquestra Experimental do SESC Consolação, coordenada por Ricardo Zohio, baixista alinhado à concepção musical de Hermeto Pascoal. Com esse grupo, apresentou-se no próprio SESC e em espaços diferenciados como teatros e escolas de arte, tornando sua expressão sonora mais rica e diversa. Tem como principal foco de seu trabalho o Samba, os ritmos nordestinos, o Choro,Samba Rock, a Nova MPB, com base em arranjos modernos. Atualmente estuda canto com Sandra Espirez, tendo sido aluna também da escola Canto do Brasil de Regina Machado.

Faz parte do Clube Caiubi e tem sua carreira ligada à noite paulistana em bares e casas como o Bar do Alemão, o Magnólia Villa Bar, entre outros. Apresentou shows em homenagem a Dorival Caymmi, Cartola, Noel Rosa, Chico Buarque, Gilberto Gil, João Bosco e Eduardo Gudin, entre outros. Dividiu o palco com Shirley Espíndola, com quem produziu e apresentou o espetáculo “Som Conquistador: a música de Eduardo Gudin”. Participa de rodas tradicionais de choro, acompanhada por instrumentistas e chorões de São Paulo como Zé Barbeiro, Stanlei, Lula Gama, Rui Weber. Em março de 2010 participou do show TPM, com Lúcia Helena Corrêa e outras cantoras; em Julho do mesmo ano apresentou-se no SESC Consolação com o grupo de Choro do SESC e participação de Fernanda Porto, sob coordenação de Bob Souza, prestando homenagem a Jacob do Bandolim e Chiquinha Gonzaga. Atualmente dedica-se ao projeto “Baú de Quimeras”, seu primeiro CD. Veja no You Tube: "Baú de Quimeras", “Bola Preta e Assanhado”, com participação de Isaías do Bandolim”, “Manhã de Cinzas” de Fernando Cavalieri”, Noites Cariocas”, "Maria Moderna".

Veja: Myspace: http://www.myspace.com/vanurodriguessoul  e Facebook: Vanu Rodrigues.

Direção Musical – Edu Malta / Músicos: Baixo – Edu Malta, Guitarra – Marcílio Zarpelão, Trombone –André Gomes, Fluguel Horn – Alessandro Ribeiro, Percussão e Bateria –Rodrigo Digão.