segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Shirley Espíndola entrevista Olivia Hime no Tons do Brasil

Depois de várias apresentações do show Almamúsica, sempre para plateias calorosas, o espetáculo de Olivia e Francis Hime está de volta a São Paulo. Baseado no CD homônimo lançado em Maio de 2011, ganhará versão em DVD,  gravadas nas apresentações dos dias 26 e 27 de novembro no Teatro FECAP (Av. Liberdade, 532 - www.teatrofecap.com.br). Em cena, a voz de Olivia e o piano de Francis passeiam por arranjos que vão do samba ao choro, do fox a MPB.

A iluminação é de Paulo Cesar Medeiros, o cenário de Edward Monteiro e a direção geral do espetáculo de Flavio Marinho.
“O roteiro musical será o mesmo dos shows que temos feito na turnê”, conta Francis Hime, “embora cada apresentação traga, inevitavelmente, diferenças que somente a magia do palco explica”, completa o músico, maestro e compositor. O repertório se baseia no CD, o primeiro projeto que Olivia e Francis Hime gravaram juntos em 46 anos de união do casal. Trata-se de uma delicada e intimista celebração à vida e à música, uma trilha sonora que percorre as biografias dos dois. "Cantamos canções que, em algum momento de nossas vidas, ora pra um, ora pra outro, entranharam-se como tinta num belo tecido”, conta Olivia.
Francis e Olivia Hime
“Pensamos em manter a ideia de um formato com diferentes suítes, como fizemos no disco”, explica Francis Hime. O roteiro, feito a seis mãos por Olivia Hime, Flávio Marinho e Francis, privilegia o olhar dramático/cênico através de climas contrastantes costurados ao longo do espetáculo.
O espetáculo reúne canções que percorrem clássicos da MPB, como "O que será (A flor da pele)", "Morena do Mar" e "Risque"; relembra canções extraídas do catálogo da chanson française, como "Du Soleil plein la tête" e resgata a memória afetiva do casal Hime em temas como "Canta, Maria", "Saudade de Amar" e "Smile". A nova "Almamúsica", de Olivia e Francis, também está no roteiro musical.
A seleção de canções foi feita de forma natural, sempre pelos dois. Olivia Hime conta mais sobre Almamúsica: “Pode ser uma biografia? Memórias musicais? Porque esta suíte, esta música e não outra? Não sei. Foram associações livres. Algumas canções balizaram o caminho, outras costuraram musicalmente o enredo. Me parece que assim, unidas, ganham o sentido que queríamos dar ao CD e ao show: as infinitas belas canções têm uma ligação entre elas”, completa Olivia.

Nenhum comentário: