terça-feira, 27 de setembro de 2011

"Duo Pianístico" na comemoração da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí

Shirley Espíndola recebeu no programa Tons do Brasil a Acadêmica Nayr Effenberger Guelli, Renata Iacovino e a presidente da  Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí (AFLAJ) Valquíria Malagoli. A Academia promoveu, no dia 25 de setembro (domingo),  no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, a apresentação musical do “Duo Pianístico” e da convidada Sarah Selles sendo parte das comemorações rumo aos 40 anos da AFLAJ.
O Duo é composto por Nayr Effenberger Guelli e Ulisses Dumalakas e conta com a orientação do consagrado pianista Gilberto Tinetti.

Nayr é membro efetivo da AFLAJ, integrando-a desde sua fundação, tendo recebido o troféu “Acadêmica do Ano” por suas realizações enquanto presidente da entidade.
Valquiria Malangoni, NaYr E. Guelli, Shirley Espíndola e Renata Iacovino
Ambos vêm se apresentando em várias localidades, tais como: teatro do Museu Brasileiro de Escultura (SP), Teatro Municipal de Vinhedo, série Festival de Inverno no Teatro Polytheama, Sala Glória Rocha, dentre outras.

Nayr Effenberger Guelli
Cadeira nº 07

Jundiaiense, diplomou-se pelo Conservatório Musical “Carlos Gomes” de Campinas, sob orientação do Prof. Miguel Ziggiati. Posteriormente, estudou aperfeiçoamento com o Prof. Moura Lacerda, na Escola José Kliass, em São Paulo. Formou-se em aperfeiçoamento na Pontifícia Universidade Católica Campinas – PUCC (Conservatório Musical Campinas), na classe da renomada Profª Olga Rizzardo Normanha, completando, sob a mesma orientação, estudos de especialização em técnica pianística e interpretação.

Dentre os vários concursos que possui, destaca-se o ministrado pelo musicólogo e pianista José Eduardo Martins sobre a vida e obra de Claude Debussy.

Como recitalista já se apresentou em várias cidades e capitais do país.

Em 1983, em duo com Maria Carlota Orsi Dias, fez marcante recital em homenagem a Francisco Mignone, pela passagem do seu 86º aniversário, com a presença do ilustre compositor que cumprimentou efusivamente as recitalistas pela brilhante interpretação de suas obras.

Como professora desenvolve suas atividades em Jundiaí tendo vários alunos premiados em concursos estaduais e nacionais de piano. Lecionou no Conservatório Musical Campinas. Atualmente pertence ao corpo docente do Instituto Musical e Cultural “Dr. Gomes Cardim” de Jundiaí.

Participou da gravação de CD em homenagem a Carlos Gomes, com obras desse ilustre compositor brasileiro, divulgado por meio de apresentações em várias cidades, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Com o pianista Ulisses Vicente Dumalakas, faz atualmente apresentações a quatro mãos. O duo tem se apresentado em diversas salas de concerto, e tem a orientação do renomado professor e pianista Gilberto Tinetti.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, meu nome é Evaldo Effenberger Neto, Nayr era minha prima em segundo grau, já que seu pai José Antonio Effenberger, era irmão de meu avô paterno Ewald Effenberger, ela e o marido Oscar Guelli, foram meus padrinhos de batismo. Ela, uma grande perda para a cultura jundiaiense, paulista e nacional. Que Deus a tenha recebido em seus braços, foi incontestavelmente uma grande mulher e guerreira, não teve filhos mas o seu filho era o piano, que um dia aprendeu a tocar e nunca mais parou até sua morte. Que fique em paz madrinha!!!, uma grande perda para família, amigos e a cidade que tanto amava: Jundiaí.