domingo, 27 de maio de 2007

"60º Festival de Cannes" por Carolina Fontebasso


60º Festival de Cannes
Maior premiação do cinema reúne astros consagrados e cineastas estreantes

Desde o último dia 16, quarta-feira, 23 mil produtores, publicitários e comerciantes se encontram no Palácio dos Festivais, na cidade francesa de Cannes, para comprar e vender filmes para as salas de cinema do mundo todo. Do lado de fora, astros do cinema, uns conhecidos, outros estreantes, desfilam seus glamurosos trajes na escadaria do palácio. Além deles, o mundo todo, de certa forma, volta o olhar para Cannes onde acontece a edição 60 do Festival Internacional de Cinema de Cannes, o mais importante prêmio do cinema reconhecido pela Federação Internacional de Associações de Produtores de Cinema.
Na edição deste ano, 22 filmes concorrem à Palma de Ouro. Entre eles, figuram cineastas reconhecidos como Quentin Tarantino que concorre com “Death Proof” e o cineasta de Hong Kong, Wong Kar Wai que abriu a competição com sua última produção “My Blueberry Nights” interpretado por Jude Law e a cantora Norah Jones que estréia como atriz. Mas, novos cineastas também marcam presença no evento uma vez que mais da metade dos diretores que concorrem à Palma estão no Festival pela primeira vez. Entre eles, a franco-iraniana Marjane Strapi, o francês Christophe Honoré e o alemão Fatih Akin. Cabe ao mexicano Carlos Reygadas representar, sozinho e pela segunda vez, o cinema latino-americano na mostra competitiva com “Luz Silenciosa”.
A união da experiência com o novo, aliás, é uma das características desta edição do Festival. Para o presidente do evento, Gilles Jacob, Cannes 2007 mistura a tradição com a modernidade, os grandes nomes com os jovens cineastas.
Fora da competição pela Palma de Ouro, o Brasil é representado por atores e diretores em outras seções do Festival. Entre eles está Walter Salles que participa das comemorações de 60 anos do Festival com um curta de 3 minutos sobre o tema “a experiência de ir ao cinema”. Além de Salles, outro destaque é o filme mudo “Limite” de Mário Peixoto que participa da seção “Cannes Classics” e da “World Cinema Foundation” criada por Martin Scorcese com o objetivo de arrecadar fundos para a restauração de filmes antigos.
O grupo de jurados que entrega os prêmios do Festival é composto por nove profissionais do cinema entre cineastas, atores, atrizes e escritores. O júri é presidido, este ano, pelo britânico Stephen Frears autor de “A Rainha”, “Ligações Perigosas” entre outros.
O Festival de Cannes prossegue até o dia 27 de maio quando acontece a entrega dos prêmios. Você pode acompanhar detalhes do Festival pelo site oficial do evento no endereço
http://www.festival-cannes.fr/.

Carolina Fontebasso para o Tons do Brasil.

Nenhum comentário: