quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ciça Marinho inicia comemorações Brasil-Portugal

Shirley Espíndola entrevistou a cantora Ciça Marinho no programa do dia 15 de setembro. 
A Cantora e compositora Ciça Marinho inicia suas comemorações do ano Brasil/Portugal com o CD Além Mar, Além de Mim, no qual une compositores das duas pátrias.


A cantora e compositora brasileira Ciça Marinho está lançando lança seu CD Além Mar, Além de Mim (www.tratore.com.br). Gravado parte em Portugal e parte no Brasil, o trabalho faz uma ponte entre as músicas dos dois países. Filha de portugueses (o pai da região do Minho e mãe da Beira-Alta), Ciça nasceu em São Paulo e sempre perseguiu a idéia de união musical entre as terras irmãs. Por coincidência, seu novo disco, que vinha sendo planejado há mais de um ano, chega ao mercado no ano em que se comemora oficialmente essa união. O ano Brasil Portugal começa em 7 de setembro de 2012 e vai até 10 de junho de 2013.


O álbum tem a participação do fadista português Jorge Fernando, que atuou ao da maior expressão do fado Amália Rodrigues. O repertório une autores brasileiros como Chico Buarque com Tanto Mar (feita nos anos 70 e censurada naquela época por tratar da Revolução dos Cravos) e Ivan Lins, Barco Fantasma (que aborda a condição do português fora de Portugal, com saudades). Do lado lusitano há Luis Alberto Bettencourt/Antonio Melo e Souza com Chamateia, além de músicas inéditas da própria Ciça com Daniel Gouveia, Versos de Lamento e Doce Ilusão (Fado Isabel), com José Fontes Rocha. Um dos achados é a canção Barco Negro, sucesso de Amália, que foi composta pelo brasileiro Caco Velho, inicialmente com uma letra e depois ganhou essa outra, de David Mourão-Ferreira, que se tornou definitiva.
Com 15 anos de carreira, Ciça estudou piano e canto, inclusive com a cantora lírica Maude Salazar (autora do livro Yoga da Voz). Tem dois discos anteriores, o CD e DVD Ciça Marinho Ao Vivo (2006) e Minhas Raízes (2008), este também lançado em Portugal, em que interpreta fados de autores portugueses e brasileiros, além de músicas do Madredeus, entre outras.
A direção musical do disco é do violonista baiano radicado em S. Paulo, Sergio Borges e são presentes também Ricardo Araújo (guitarra portuguesa), Wellington Moreira (Pimpa) (percussão) e Pratinha Saraiva (flauta).

Nenhum comentário: