sábado, 22 de setembro de 2012

Carol Saboya lança CD Belezas


Com produção de Antonio Adolfo, pai da cantora, o álbum foi lançado primeiro nos Estados Unidos e tem participação de Dave Liebman (sax) e Hendrik Meurkens (gaita)

A cantora Carol Saboya está lançando no Brasil seu décimo CD, Belezas. O disco chegou primeiro ao mercado norte-americano, em julho de 2012 e depois importado para o Brasil pelo selo Saladesom Records (www.saladesom.com.br). Reúne composições de Milton Nascimento e Ivan Lins com parceiros diversos.

Belezas tem sido elogiado pela crítica especializada lá fora. As músicas vêm fazendo sucesso também em rádios de países como Holanda, Itália, Dinamarca, França, Alemanha, Austrália, Canadá e Japão. Além disso, emplacou por cinco semanas consecutivas na parada da prestigiada revista JazzWeek.

Produzido e arranjado por Antonio Adolfo, o disco tem entre seus trunfos, o fato de não estar preso aos grandes sucessos de Milton e Ivan, apresentando músicas menos conhecidas dos compositores. Os arranjos ganham tons jazzísticos que se misturam a ritmos brasileiros como o maracatu e a guarânia mineira, por exemplo.

Carol nasceu no Rio de Janeiro, de família musical. Além do pai famoso, sua avô paterna foi a primeira mulher a se tornar violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e seu tio é o cantor e compositor Ruy Maurity. Começou a cantar aos oito anos de idade, quando lançou um compacto ao lado de Mièle. Ainda durante a infância, integrou coros em gravações de artistas como Erasmo Carlos e Ângela Rô Rô. Morou nos Estados Unidos de 1989 e 1991, quando participou do disco Brasileiro, de Sergio Mendes. Gravou seu primeiro disco, Dança da Voz, em 1998 e a partir daí foram 10 álbuns, dois deles em parceria com Antonio Adolfo.

Cantando predominantemente em português, mas também em inglês, Carol conta com participações internacionais neste álbum. A cantora Jane Monheit escreveu especialmente para esse trabalho a versão em inglês para Doce Presença (Ivan Lins e Vitor Martins) e Kim Nazarian, integrante do New York Voices, assina a letra em inglês para Estrela Guia, uma homenagem de Ivan para Milton, inédita no Brasil. Considerado o melhor saxofonista soprano de Jazz pela conceituada revista Downbeat, Dave Liebman participa em Tristesse, de Milton e Telo Borges e Tardes, de Milton com Marcio Borges. Já Hendrik Meurkens, gaitista considerado o herdeiro do grande Toots Thielemans, participa em Doce Presença.

A banda tem além do piano de Antonio Adolfo (piano), outros feras como Cláudio Spiewak (guitarra), Jorge Helder (baixo), Rafaeil Barata (bateria e percussão).

No repertório, parceria de Milton Nascimento com Fernando Brant (Bola de Meia, Bola de Gude e Beleza e Canção (Beauty & Song)) e músicas de Ivan Lins com Vitor Martins (Abre Alas (Open the Way) e Soberana Rosa (She walks this Earth).


Nenhum comentário: