segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Shirley Espíndola entrevista diretor da Faculdade de Música Souza Lima

Antonio Mário Cunha é bacharel em piano, órgão eletrônico e acordeom. Possui Licenciatura Plena em Educação Musical e em Educação Artística - Música, todos pela Faculdade de Música Marcelo Tupinambá.

Foi professor de piano e órgão eletrônico durante cinco anos no Conservatório Musical Souza Lima, atuando posteriormente como presidente, há mais de 25 anos. Atualmente a escola possui três unidades – Moema, Alphaville e a sede Jardins, onde também está situada a Faculdade Souza Lima & Berklee, fruto da parceria em 1998 com a americana Berklee College of Music.


Em 1998, publicou, através do Souza Lima Conservatório & Produções o projeto Fifteen “Os Mestres da Guitarra” Vol.I, songbook acompanhado de CD com frases exercícios de diversos guitarristas.

Inaugurou em 2001, a Galeria Instrumental e Fotográfica Souza Lima, com exposição e leilão no MUBE.

Em 2005, firmou uma parceria exclusiva com o Musicians Institute (MI), de Los Angeles (EUA). No mesmo ano, criou a banda SL Kids, composta de crianças contempladas com bolsa de estudos integral no Souza Lima.

Representou o Brasil em 2006, no Berklee International Networks (BIN) em Boston, EUA, evento que reúne escolas de diversas partes do mundo conveniadas a Berklee College of Music (EUA). Ainda em 2006, criou o primeiro Masterclass Séries de Música Brasileira para Estrangeiros – curso intensivo que incluía, além das aulas, shows em tradicionais casas noturnas de São Paulo. No segundo semestre do mesmo ano, realizou através do SLCE – Souza Lima Convênio de Ensino, o I Congresso de Escolas de Música do Brasil, reunindo escolas de Campinas, Franca, Joinville, Belo Horizonte, Brasília etc. O evento acontece anualmente na unidade Souza Lima Jardins.
 

Através do Souza Lima e sob sua direção, tem realizado inúmeros projetos pioneiros,
Em 2008, criou a Editora Souza Lima que possui dez livros lançados no Brasil e que, posteriormente, serão publicados no exterior em cinco idiomas pela parceira alemã Advance Music. A editora faz parte do Projeto Internacional de Difusão do Ensino Musical idealizado por Antonio Mário, desde sua primeira parceria com a Berklee em 1998. O projeto consiste no intercâmbio musical com diversos países, além de parcerias, convênios e participação em congressos de grande expressão no mercado da música. Ainda em 2008, representou o Brasil na 35ª edição do IAJE (Internacional Association for Jazz Education) no Canadá.

Em 2009 lançou seu primeiro CD “Fifty” em comemoração aos seus cinquenta anos, contendo composições do pianista Marcelo Tupinambá com arranjos do pianista Rodrigo Morte. O projeto, lançado em edição limitada e formato compacto com apenas três músicas, promete continuidade com um novo CD, que trará gravações inéditas.

Neste ano, Antonio Mário receberá a outorga da IASJ (International Association of School of Jazz) para sediar a primeira passagem do evento no Brasil, em 2011. Também foi convidado para participar do board do evento como diretor. Dentre inúmeros eventos, é a 5ª participação consecutiva do Souza Lima neste congresso.

Nenhum comentário: