domingo, 13 de janeiro de 2008

Semeie Cultura em 2008 por Shirley Espíndola


Jornal de Jundiaí

edição 13/jan/2008


Semeie cultura em 2008


Mais um ano se inicia e esta é a primeira coluna do Tons do Brasil de 2008. É bom mencionar que para mim é um imenso prazer conversa e trazer à reflexão assuntos sobre cultura e música, pois na realidade falo daquilo que vivo e acredito.
Em dias atuais, totalmente conturbados em decorrência de pressões e crises políticas, sociais e econômicas; do desequilíbrio bionatural gerando instabilidades ecológicas que já nos levam a pontuais conseqüências; do avanço emergente e inovador da ciência e tecnologia; encontramos na arte uma forma de expressão e comunicação; não obstante da realidade externa, como da interna propriamente dita. Através da arte o indivíduo aprende, a não só olhar a si mesmo, mas o mundo que o cerca e a interação com o outro.
A música, por exemplo, serve como uma importante ferramenta de inserção social e de desenvolvimento criativo, capaz de até mesmo atuar no controle da violência, da marginalidade e do consumo de drogas, realidade esta presente nos nossos dias.
Os projetos culturais propiciam o aprendizado das artes, capacitando a criança a uma futura profissão e até mesmo o adulto. Muitas crianças são tiradas das ruas onde estão expostas na maioria das vezes à criminalidade e à exploração do trabalho infantil; e nestes saudáveis espaços públicos, elas são cuidadas, orientadas a conhecer, aprender e apreciar arte. Os adultos através da arte têm a capacidade de sublimação de conflitos internos e de alívio de tensões e stress da vida moderna.
Hoje o meu foco está sobre as crianças, pois elas são o futuro do Brasil e necessitam uma estrutura social verdadeira para se desenvolver que envolva uma família, moradia digna, alimentação, saúde, lazer e educação. É importante que através do ensino elas possam conhecer e valorizar suas características culturais; e por meio da arte possam transformar a dura e caótica realidade em sonhos a caminho da realização.
Que em 2008 nosso ano seja recheado de bons pensamentos, boas ações e atitudes sociais que nos beneficiem e principalmente ao outro também. Que as nossas crianças sejam assistidas e que mais escolas sejam criadas; com ensino adequado e qualificado: - é lógico; a fim de garantir o futuro do nosso país.

Nenhum comentário: