domingo, 15 de julho de 2007

Boletim "Aumenta o volume que lá vem História" pelo prof. Martinho Condini



40º - BOLETIM – 14/JUL/07 - Boa Tarde Shirley e Caros ouvintes!

Eu sei que é desagradável falar de doença, mas quando pensamos na história das doenças brasileiras, o assunto começa a ficar interessante, não é mesmo?
Há tempos que historiadores vêm se interessando em pesquisar as doenças no Brasil. A partir do Seminário História das Doenças, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Faculdade de Medicina d UFRJ, DILENE RAIMUNDO DO NASCIMENTO, DIANA MAUL DE CARVALHO E RITA DE CÁSSIA MARQUES, organizaram a obra UMA HISTÓRIA BRASILEIRA DE DOENÇAS, EDITORA MAUAD X. Elas reuniram uma coletânea de artigos de historiadores, médicos e outros profissionais da área da saúde e mostram a importância do diálogo entre as diferentes áreas para a criação de novas metodologias de análise e novas fontes de pesquisa. A obra é bem abrangente na diversidade dos temas abordados, sempre relacionado a doenças, é claro.
Alguns artigos contidos na obra: a epidemia de malária no Ceará na década de 30; a relação entre a aids e a mídia; a ligação que os índios baniwas faziam entre doenças sexualmente transmissíveis e mitos ancestrais; alcoolismo e literatura no século XIX, doenças de escravos nos séculos XVIII e XIX e outros. Percebam a riqueza de informações contida nesses artigos, não se trata de um livro contando a história cronológica das doenças no Brasil, mas a reunião de vários trabalhos apresentados em um seminário que culminou nessa interessante obra. É uma leitura que vale a pena, lembrando que conhecimento não ocupa espaço, amplia horizontes.

Aumenta o Volume que Lá Vem História!
Apoio cultural da Livraria Casa de Livros-Você vai querer mudar pra cá!
Endereço eletrônico
www.casadelivros.com.br
A Leitura faz a diferença, leiam!
Eu sou o Prof. Martinho Condini. Para o Tons do Brasil.

Nenhum comentário: