domingo, 17 de junho de 2007

"Arte brasileira em Veneza e Alemanha" por Carolina Fontebasso



Arte brasileira em Veneza e Alemanha
Brasileiros participam das duas maiores mostras de arte do mundo
Os amantes das artes visuais estão em festa em 2007. É que este ano acontece, quase simultaneamente, mais uma edição das duas maiores e mais importantes mostras de arte do mundo: a 52ª Bienal Internacional de Veneza e a 12ª Documenta de Kassel, na Alemanha. Esta última acontece a cada cinco anos e a edição atual coincidiu com a Bienal de Veneza.
Além de grande importância para a cultura mundial, as exposições ganham destaque no Brasil já que vários artistas brasileiros têm suas obras expostas nas duas mostras. Na Bienal de Veneza, os brasileiros José Damasceno, Angela Detanico e Rafael Lain foram selecionados pela Fundação Bienal de São Paulo e expõe suas obras no Pavilhão Brasil em Veneza. Além deles, outros brasileiros foram convidados diretamente pelo curador da exposição, o americano Robert Storr. Entre eles está Waltercio Caldas que em sua sala expõe a obra “Half Mirror Sharp” que consiste em cinco esculturas feitas com vidro, aço, lã, pedras e adesivos.
Outro brasileiro convidado é Iran do Espírito Santo que expõe uma pintura de grandes dimensões feita sobre as paredes e outras quatro esculturas. Tanto estas quanto as outras obras devem refletir o tema da Bienal que é “Pense com os sentidos, sinta com a mente – A arte do presente”.
Já na 12ª Documenta, na Alemanha, o brasileiro Ricardo Basbaum é um dos destaques. Seu trabalho foi selecionado pelo diretor artístico do evento, Roger Burgel, pela total integração que promove com o público: trata-se de vários objetos que foram criados por funcionários de empresas alemãs e distribuídos entre casas de pessoas que aceitaram participar da experiência com o objetivo de discutir a questão público x privado. Estes objetos chegaram, inclusive, a São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Durante a experiência, tudo o que aconteceu foi documentado e, agora, será mostrado em uma instalação de Ricardo Basbaum na Documenta.
A 52ª Bienal Internacional de Veneza acontece até novembro e a 12ª Documenta segue até setembro. Você pode acompanhar um pouco sobre as exposições e os brasileiros participantes pelos sites oficiais nos endereços
www.documenta12.de e www.labiennale.org/it.
Carolina Fontebasso para o Tons do Brasil.

Nenhum comentário: